A minha experiência: lentes de contacto

7

Jul

Camila Bento

lentes de contacto

 Prometido é devido e eu não me tinha esquecido que tinha ficado de fazer um post acerca da minha experiência com as lentes de contacto. Este post é exatamente isso, não tenho conhecimentos suficientes para aprofundar estas questões e, sem dúvida, que o vosso oftalmologista ou técnico na área poder-vos-á dar uma ajuda bem mais eficaz.

Uso lentes de contacto desde o mês de outubro e adaptei-me muito bem a elas. Nem toda a gente pode (deve) usar lentes de contacto e um dos principais motivos é a falta de lágrima ou até a qualidade da mesma. No oftalmologista fiz um teste para verificar se tinha lágrima suficiente e na ótica fiz o teste com as lentes, onde também aprendi a colocar e a retirar as lentes. Tinha muito medo de não conseguir colocar e tirar as lentes porque sempre odiei colocar gotas nos olhos, era mesmo muiiito difícil colocá-las!

Comecei por usar lentes de contacto diárias, já que decidi seguir o conselho do meu oftalmologista, o qual é bastante conscientes nestas questões e me alertou acerca dos perigos que as lentes de contacto acarretam e falou-me mesmo em alguns casos com que lidou bastante chatos, visto que há muita gente que não tem noção do perigo e não tem cuidado suficiente com as lentes.

Estas lentes que mencionei têm a vantagem de serem descartáveis após um dia de utilização. Por outro lado, acabam por ficar bastante mais caras do que as lentes para usar quinzenalmente ou mensalmente. Utilizei estas lentes durante os três primeiros meses e foi uma ótima opção, adaptei-me muito bem, já que são muito confortáveis e práticas. Vou voltar a usar agora no verão, visto que em dias de praia e tudo mais é muito mais provável perder as lentes e mesmo porque no fim do mês vou acampar e parece uma melhor opção.

lentesdecontacto1

Após as lentes diárias, passei a usar lentes quinzenais. Inicialmente, foi um bocadinho difícil a passagem de um tipo de lentes para outro, já que me lembro de ter deitado fora umas lentes quinzenais ao fim do primeiro dia… Depois desse pequeno precalço, não tive mais nenhum, embora considere as lentes diárias um pouco mais confortáveis.

Com as lentes quinzenais ou mensais, temos de ter o cuidado de as desinfetar com o líquido, para evitar possíveis bactérias ou outros males, que causam imensa comichão e vermelhidão nos olhos. Garanto-vos que quando não limpamos as lentes tão bem, sentimo-lo perfeitamente e, por vezes, de manhã quando os olhos ficam vermelhos, tiro as lentes, uso o líquido e volto a colocar as lentes nos olhos.lentesdecontacto2

As lentes de contacto vêm em embalagens como estas, que dizem a nossa graduação. No meu caso, são lentes próprias para a miopia e para o astigmatismo, sendo que tenho ideia de o médico ter dito que as lentes são ainda mais eficazes para a miopia. A partir do dia em que abrimos a embalagem, só as podemos manter por 15 ou 30 dias (dependendo se são lentes quinzenais ou mensais), mesmo que fiquemos sem as usar durante alguns dias. 

Por vezes, perguntam-me se a maquilhagem e as lentes de contacto são incompatíveis e eu só tenho a dizer que não! Pelo menos, eu nunca tive nenhum problema em usar rímel ou lápis de olhos enquanto usava lentes, tendo apenas o cuidado de colocar sempre as lentes primeirolentesdecontacto3

A caixinha que vêm acima é aquela onde colocamos as lentes ao fim do dia. A meu ver, devemos andar sempre com ela para o caso de não estarmos a suportar as lentes ou se tivermos de as retirar por algum eventual motivo. Esta caixa foi-me dada na ótica pelo que não tem qualquer piada, contudo mandei vir uma caixa para lentes do Ebay super gira e que nem 2€ custou! Existem também uns kits de viagem que trazem uma espécie de pinça para retirar as lentes, uma parte fechada para deixar as lentes e uma pequena embalagem para o líquido, mas ainda não encontrei nenhuma que me agradasse especialmente.lentesdecontacto4Na imagem acima têm o líquido que eu uso. Não posso propriamente fazer comparações porque foi o único que usei até à data. É chato o facto de ser uma embalagem tão grande, até porque, por parvoíce, deitei a embalagem pequena que me tinha sido dada com as lentes de teste. Quando vou de férias ou de fim de semana, lá levo eu este calhamaço.

Acima de tudo, é necessária responsabilidade para utilizar lentes de contacto e hoje percebo perfeitamente o porquê de o meu oftalmologista só aos 16 anos achar que seria adequado passar a usar lentes, penso que chega a uma idade em que ganhamos bem mais consciência das coisas e somos responsáveis para as fazer.

Caso usem lentes de contacto (ou já tenham usado), seria interessante deixarem o vosso testemunho e se pretenderem usar e tiverem mais alguma dúvida, à qual eu não tenha respondido, força, se conseguir, estarei aqui para responder! Wink

Deixe aqui o seu comentário!

Vandocas diz:

Eu uso lentes de contacto há cerca de 5 anos e não estou nada arrependida.
Passei a comprar, quer as lentes, quer o líquido (uso o biotrue) online, pois foi-me recomendado pelo médico e fica bastante mais barato, além de que continua a ser dedutível no IRS e tenho na mesma direito à comparticipação do meu subsistema de saúde.
Onde me custa mais usá-las é no escritório, por causa do ar condicionado, que seca as lentes, mas tirando isso, uso-as bem. Para mim, que tenho miopia e astigmatismo (o astigmatismo um bom bocado superior à miopia), foi uma das melhores coisas que inventaram, até porque não consigo andar sem óculos escuros com o sol e dava por mim, em plena condução, a trocar de óculos graduados normais para óculos graduados escuros conforme o sol se escondia ou descobria, sendo que as lentes me permitem usar os óculos escuros com mais facilidade (já nem precisam de graduação).
Como compro online, acho até que me sai mais barato do que os óculos graduados, pois quando tinha de trocar de lentes, tinha logo de trocar dois pares (normais e graduados), e normalmente lentes para miopia e astigmatismo também são caras.
Acresce ainda o facto de me detestar ver de óculos, acho que me pesam imenso na cara e escondem-me os olhos.

Luísa bento diz:

Foi muito difícil para mim, principalmente retirar. Mas só uso no verão, o meu problema são as olheiras, porque as pessoas que usam óculos acho que ficam com olheiras Muito fundas como disfarçar? Qualquer ajuda agradeço beijinho 

Maria diz:

Ola , eu tenho as lentes diarias de 1 dia sera que posso usar a mesma lente por dois dias?

Ofélia diz:

Quanto fica mais ou menos as lentes por ano? Tenho miopia. 

Olá Ofélia,

O preço depende de vários fatores: graduação, marcar das lentes, se as lentes são diárias, mensais ou quinzenais… O mais fácil é pedir um orçamento à sua medida! Wink

Mila diz:

Gostaria apenas de dar um dica útil
uso lentes de contato há mais de 20 anos e descobri uma “pinça” há alguns anos nos EUA que mto me ajudou a colocar melhor as lentes.aqui vai o nome e endereço da empresa: SOFTSERT inc
19 Reunion Road – Rye Brook, NY 10573
516-887-2751
http://www.softsert.com
espero que vc se adapte bem .

[…] alguns meses fiz um post acerca da minha experiência com lentes de contacto e esse mesmo post traz muita gente ao blog através dos motores de pesquisa. Assim, percebi que […]

Fátima Angelina diz:

Também eu comecei a usar lentes de contacto à relativamente pouco tempo mas tive alguma dificuldade na compra na minha optica pois demoravam sempre algum tempo a chegar dei por mim a experimentar comprar online e achei esta loja http://www.moodoptic.com/ e verifiquei que os preços deles e os prazos de entrega nas lentes de contacto http://www.moodoptic.com/Lentes-de-contacto eram muito bons.

Já agora as lentes que estou a usar são as purevision 2 hd
http://www.moodoptic.com/Lentes-de-contacto/Purevision-2-HD-for-Astigmatism/BAUSCH-e-LOMB/821-2

Alguém usa esta marca? Estou muito satisfeita mas gostava de saber se existem outra equivalentes no mercado.

Bjs

Ana Cristina diz:

Eu comecei á cerca de 1 mês ou 2 a usar lentes de contacto. Estou-me a dar bem com elas só que as vezes ainda me baralho porque não sei ver se elas estão do lado certo ou viradas do avesso mas fora isso adoro e são muito mais práticas do que os óculos.

Beijinhos

Catia Tábua diz:

Uso lentes há 14 anos e já usei quase todas as marcas.
Neste momento compro online porque posso poupar muito.
Gostava de recomendar por experiência que as lentes variam muito de marca para marca e todas as marcas têm lentes boas, é obrigatório que um optometrista avalie as lentes, a curvatura, diametro..material, lágrima. Também podem ir ao oftalmologista, mas há muitos que não sabem nada de lentes de contacto, já tive alguns que me deram lentes que já nem existiam.
Já me explicaram que eles são as pessoas que devemos ir para ver de doenças dos olhos…óculos e lentes esqueçam..há poucos bons.

Façam sempre as consultas e depois se compensar..podem comprar online.
Eu compro em http://www.projectooptico.pt devido ao preço e eles são muito prestáveis além de oferecerem coisas sem niinguem pedir.
Já precisei de ajuda e o optometista deles falou comigo e ajudou-me bastante além de me explicar coisas que nunca inham tido paciencia de me explicar…fiquei fá
Recomendo mesmo…mas não se esqueçam de encontrar as lentes certas para voces..não facilitem com os olhos.
D~em uma olhadela no site …são tugas o que é sempre positivo: http://www.projectooptico.pt

Maria Cordeiro diz:

Bom, vou começar por dizer que uso lentes de contacto desde os 18 anos e tenho 56! Sim, leram bem: 56 anos!
Comecei a usar lentes rígidas que necessitavam de um período de adaptação de quinze dias, pelo menos! Usei este tipo de lentes dos 18 aos 35 anos, que foi quando a minha filha nasceu. Durante todos esses anos devo ter tido 2 ou 3 conjuntivites, mas nada de grave! A miopia nunca aumentou!
Após o nascimento da minha filha, e como seria de esperar, a miopia aumentou! Tive de mudar de graduação e passei, nessa altura, para umas lentes semi-rígidas também conhecidas por lentes permeáveis. Estas lentes costumam ter uma duração média de 6 anos mas, desde os 35 até hoje (repito que tenho 56!) só usei 3 pares. Se fizerem as contas, em 21 anos de uso de lentes semi-rígidas só as troquei 3 vezes. Agora, podem imaginar o quanto tenho poupado com as minhas lentes. Já nem me lembro quanto custaram mas são muito mais baratas que as mensais.
A minha filha, que tem hoje 22 anos, também usa lentes mensais (modernices, claro!) desde os 16. Bom, mensais é como quem diz, porque uma caixa de lentes para ela duram-lhe, em regra, 9-10 meses. E ela é estudante de Medicina do 4º ano!!Portanto, sabe muito bem o que está a fazer!
Quer eu, quer ela temos muito cuidado com as nossas lentes. E a regra de ouro é mesmo só tocarmos nelas com as mãos bem lavadas. E o resto, como em tudo na vida, uma grande dose de sorte!

Fiona diz:

Antes de mais, parabéns pelo post. É sempre importante ler estas experiências pois pode sempre ajudar quem está a usar lentes de contacto.
Eu comecei a usar lentes de contacto aos 15 anos e já lá vão muitos anos. Não tenho tido quaisquer problemas até hoje e tenho tentado sempre ser o máximo cuidadosa com o uso das lentes, a sua limpeza e a limpeza da caixa das lentes. Há um ponto muito importante que deve ser referido que é nunca retirar ou colocar as lentes de contacto nos olhos sem lavar muito bem as mãos. Acumulamos muita sujidade e bactérias ao longo do dia nas nossas mãos e não podemos permitir que eles passem para os nossos olhos quando estamos a tratar das nossas lentes.
Quanto ao líquido de limpeza das lentes convém também dizer que cada líquido é adaptado a cada tipo de lente, pelo que não se deve chegar à óptica e comprar o primeiro líquido que nos surge ou aquele que é mais barato. Mesmo em tempos de crise, tem de se ter o cuidado de comprar o líquido adequado pois o barato pode sair caro, com o líquido desadequado a danificar as nossas lentes.

Quanto a um comentário que aqui ali gostaria de deixar uma ressalva. Ana, a cirurgia de que falas para correcção de miopia não pode ser feita aos 18 anos. Ou melhor, apenas poderá ser feita nessa idade se os valores de graduação da miopia se encontrarem estabilizados há, pelo menos, um ano ou ano meio em que se faz o acompanhamento junto do oftalmologista da variação da graduação durante esse período. De nada resulta fazer a cirurgia se a nossa graduação ainda não estiver estabilizada. A cirurgia aí vai actuar como falsa solução já que, passado algum tempo, ter-se-à que voltar a usar óculos ou lentes de contacto por o olho ainda não ter estabilizado. Convém ter em atenção que cada caso é um caso. Se existem pessoas que aos 18 anos têm a sua graduação estabilizada, outras há que aos 30 ou mais isso não acontece. Convém não generalizar e determinar uma idade como a padrão para efectuar a cirurgia.

Diana Brochado diz:

Olá Camila!

Também uso lentes há uns 3/4 anos e, muito sinceramente, foi a melhor coisa que fiz!
Sei que ficam mais caras do que os óculos (que temos de usar na mesma, óbvio), mas a verdade é que acho que o conforto é muito maior, claro, se tivermos os cuidados necessários para tal, além de que nos esquecemos por momentos de que temos problemas de visão! (Coisa que detesto mesmo!) Smile

A única contrapartida que encontro é quando estou em locais com ar condicionado e/ou fumo noto que elas secam e fico com os olhos vermelhos e até inchados. Nada que com gotas não se resolva.

O líquido que usas já usei durante muito tempo, mas acabei por encontrar melhores e mais baratos, porque há uns tempos atrás comecei a sentir muito ardor e vermelhidão nos olhos e chegou-se à conclusão que seria do líquido. Dito e feito! Mas antes disso, nunca senti nada.

Quanto à caixa, é melhor usares a que te dão na óptica, porque como uma menina disse num comentário, elas têm propriedades que protegem e tratam a lente (que não sei explicar bem) e por isso não sei se será boa ideia comprares uma sem ser numa óptica.

Beijinhos!

ninaasga diz:

Olá Camila! Eu estou seriamente a pensar em começar a usar lentes de contacto, estou com 16 anos e já uso óculos há muito tempo! estou fartinha! obrigada pelo teu post, eu queria perguntar é quantas horas diárias se pode passar com as lentes?
beijinho e obrigada desde já Smile

Ana diz:

Criei agora o meu blog, se quiseres passa por lá Smile

Miss Bad diz:

Parabéns Camila, um post simples e bastante completo, nem estava à espera! : ))
Deixo apenas em atenção o facto de algum material mais barato das caixinhas das lentes poder reagir mal com o liquido (por isso cuidado com as compras do Ebay!) e agora no Verão a importância do uso de lágrimas artificiais, ajudam muito no conforto : )

Muito orgulhosa com este post, sinceramente Grin *

Filipa Fernandes diz:

Olá Camila!
Eu já uso lentes de contacto quase há dois anos e eu adoro! É muito mais prático que os óculos.
Vinha-te dar um concelho relativamente ao transporte do líquido das lentes, o que eu faço sempre que viajo é levar o produto dentro dos frasquinhos vermelhos (que se costumam usar para a testes de urina) eu uso-os porque são práticos e estão esterilizados. Só tem um inconveniente, o facto de associarmos esses frascos ao transporte de urina… mas eu não ligo muito a essas coisas, até porque ninguém vê Razz.
Espero ter sido útil,
Um beijinho!

Mariana diz:

Olá! Tenho 16 anos e gostava de usar as lentes agora, já que uso óculos há pouco mais de 10 anos.
A minha grande questão é: qunado é que pode custar as lentes e a manutenção mensal? Obrigada Smile

Daniela diz:

Olá Camila.
Eu também utilizo lentes de contacto. Tenho miopia, utilizava óculos mas não gostava nada de me ver com eles e também não era muito prático a meu ver, então aos 18 anos decidi experimentar as lentes e adaptei-me muito bem. Já uso há cerca de 5 anos e desde que comecei a utilizar lentes de contacto apenas utilizo os óculos em casa.
Nos primeiros tempos que utilizei lentes de contacto acontecia-me de eles secarem muito facilmente principalmente em ambientes com ar condicionado. Aconteceu-me também uma vez adormecer com as lentes colocadas Frown quando acordei a lente estava alojada na pálpebra e foi um castigo para a conseguir tirar, após conseguir tirá-la do olho estava completamente imprópria para voltar a utilizar, estava rasgada Frown felizmente com os erros aprende-se muito e a partir daí passei a ter muito mais cuidado.
Sempre usei lentes mensais, no entanto já experimentei 3 marcas diferentes: a primeira – que entretanto foi descontinuada do mercado e tive de mudar para outra marca (a que uso actualmente), alguns meses depois experimentei também uma marca mais acessível monetariamente (Biofinity) mas senti que a qualidade não era a mesma e voltei a utilizar a anterior e actual (Air Optix) e estou bastante satisfeita com estas lentes.
Relativamente ao líquido, também utilizo o mesmo que tu e gosto bastante. Já experimentei um outro mais barato mas, embora não tivesse notado grande diferença entre os dois, optei por utilizar o Solo Care. E realmente é chato a embalagem ser tão grande não dá jeito nenhuma para levar connosco, no entanto, já vi à venda em algumas ópticas uns kits de viagem com uma embalagem bem mais pequenina e prática Smile
Relativamente à compra das minhas lentes, até então sempre comprei em ópticas, mas a última vez que comprei decidi encomendar pela internet, no meu caso, através do site http://www.lentesdecontacto365.pt/ , encomendei apenas uma caixa de 6 – 3 pares de lentes (pois tenho a mesma graduação nos dois olhos e era a primeira vez que ia encomendar pela internet) que me saiu a menos de metade do valor a que comprava nas ópticas. Definitivamente, vou passar a encomendar através da internet a não ser quando precise de rever a graduação.
Na minha opinião, as lentes de contacto são muito mais práticas que os óculos e não me vejo a deixar de utilizá-las no meu dia-a-dia. Claro que é necessário ter alguns cuidados, parece que dá algum trabalho mas acaba por ser algo que faz parte da nossa rotina.

Helena diz:

Alexandra, na maioria das óticas podes pedir uma amostra de lentes que quiseres para experimentares (pelo menos das mensais) e veres se te dás bem com elas. Se gostares, então aí podes encomendar pela net. Outro aspeto importante é que quem usa lentes de contacto, como eu também uso, deve ir ao oftalmologista regularmente, de meio em meio ano pelo menos, pois os nossos olhos estão muito mais sujeitos a infeções e bactérias do que seria normal.

Camila, como já foi referido, deves trocar a caixinha das lentes de cada vez que utilizas uma nova embalagem de líquido, e nunca deves encher uma embalagem mais pequenina com o líquido de uma maior. O que podes fazer quando fores de férias é passares numa ótica e comprares uma embalagem de viagem (algumas têm apenas 100ml ideal para viajares de avião).
Espero ter ajudado! Smile

Ana Sant'Ana diz:

Olá!!! também já uso lentes há alguns anos e já usei de marcas diferentes. Cada vez que vou à contactologista/oftalmologista uso as lentes da acuvue mas quando acabam, porque são mensais, uso doa marca “conselheiros da visão” e não tenho razão absoluta nenhuma de queixa. Em relação à maquilhagem já que ninguém mencionou eu vou dizer o que me foi dito a mim pelo senhor da óptica do SAMS (meu seguro de saúde). Pode-se perfeitamente usar maquilhagem. Mas tem processos. Primeiro coloca-se as lentes e só depois a maquilhagem. E quando for para retirar a dita, primeiro tira-se as lentes e só depois a maquilhagem. Porque assim as lentes não entram em contacto com os produtos desmaquilhantes que estragam as lentes.
Eu sou dos casos que não tenho lágrima suficiente para usar lentes, mas como estava farta dos óculos, pois foi uma novidade tardia (21 anos quando me foi detectado miopia e estigmatismo), decidi experimentar. E mesmo sem lágrima, uso umas gotas, ou seja lágrimas artificiais que ponho ao longo do dia. Mais uma dica. Nunca usar as lentes na praia pois a água do mar e a areia estragam completamente a lente. é chato mas tem que ser. e há que efectuar o descanso das lentes… eu em casa nunca estou de lentes. só quando saio para a rua. porque o olho fica muitp cansado da lente. e fica magoado.
Beijos

Alexandra diz:

Um Post perfeito para mim! Smile Uso lentes há 3 anos aproximadamente e ultimamente estou a ponderar mudar de marca, uso a marca Frequency Xcel (Mensal) Já usaste/experimentaste?
Eu estava a ponderar mudar agora para acuvue mas tou com receio… digo isto porque encomendo as lentes pela internet por isso nao dou um saltinho tão frequente ao oftamologista mas pelas minhas “investigações” acuvue para casos de astigmatismo (como o meu e aparentemente o teu caso tambem)dizem ser a melhor marca mas estou com medo de gastar e nao me adaptar Mad

Já agora deixo aqui o site por onde encomendo http://www.opticaiberica.pt/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=8&Itemid=10008 sai realmente bem mais barato e ainda nós, residentes em Portugal, temos a opção de pagar à Cobrança. Compro sempre as minhas lentes por aqui, recomendo! Smile

Adriana diz:

Eu uso lentes desde os meus 15 anos, ou seja há 6 anos e só tenho a dizer que foi a melhor coisinha que me aconteceu! Sempre usei lentes diárias e confesso que já pensei em mudar para mensais ou quinzenais por uma questão de dinheiro (são super carasThinking) mas distraida como eu sou não ia dar bom resultado…tirando isso único problema que tive até agora com as lentes é o facto de ás vezes qndo estou no café e já tou cm as lentes desde manhã que elas começam a ficar secas mas acaba por passar Smile

Olá Camila Smile
Tudo o que aqui referes é realmente verdade, já uso lentes à cinco anos e só nunca usei as quinzenais. Concordo plenamente de que as diárias são muito mais confortáveis e praticas, transportam-se facilmente e não temos qualquer problema se as perdemos,s é ac o único mal é serem mais dispendiosas. As mensais acabam por ser terríveis, não é nada fácil deixa-las completamente sem poeiras e acaba por ser desconfortável, depois claro que o frasco é horrível para transportar, o meu também era assim e não dá jeito menina, já para não falar no cuidado necessário para não as perder.
No início foi-me difícil habitar-me, o logo na primeira semana tive um problema, uma das lentes não saia e só mesmo numa ótica é que a conseguiram retirar. Deixo mesmo aqui a dica de não usarem as lentes mais tempo do que é suposto, nem durmam com elas. Também achava que nunca ia acontecer nada por usar as lentes mais um mês como muita gente faz e tive muita sorte por a brincadeira não me ter saído cara, as lentes infecionaram-me um olho e fiquei com um corte no olho, tive muita sorte em não ter ficado cega daquele olho, por isso não pensem que só porque os outros utilizam mal as lentes e não lhes acontece nada que a vocês não acontece. As lentes requerem muita responsabilidade e cuidado!

Ana diz:

Ola Camila Wink Tenho 15 anos, e uso lentes desde março de 2012, em que tinha 14 anos. O pior é que agora não consigo suportar os óculos de maneira alguma, faz-se até impressão so de pensar na ideia de um dia ter de usar oculos por algum motivo.Quanto ao líquido uso o mesmo que tu, e sim, concordo que seja enorme, mas é a quantidade exata para 3 meses. Tambem me deram um frasco pequeno quando decidi experimentar, e depois disse ao técnico da otica que provavelmente quando fosse de viagem ou assim, iria colocar o liquido no frasco mais pequeno, mas ele disse que NAO, NEM PENSAR. Nunca devemos mudar grandes quantidades de liquido para fora da sua embalagem original, principalmente se ficar ali armazenado durante 1 semana ou duas. Nao sei se me faço entender mas é isso. Mas deixo aqui uma ideia, que o meu oftalmologista deu. Quem tem miopia aquando dos 18 anos pode perfeitamente sujeitar-se a uma cirurgia simples, com laser, de anestesia local, de 30 minutos, e nao muito dispendiosa, que elimina para sempre a ideia de usar lentes ou oculos, muito mais pratico. A minha mae fez a cirurgia ha 4 anos e esta significativamente satisfeita com os resultados. Em 3 dias recuperou da cirurgia, e nao teve algum problema.
bjs camila, bom post para quem tem duvidas como eu tinha antes de usar lentes Smile

Catarina Silva diz:

Olá Camila!
Eu uso óculos desde os 11/12 anos e quando cheguei aos 16 anos foi-me aconselhado utilizar lentes de contacto,porque a minha graduação aumentava demasiado cada vez que ia fazer a “revisão” dos óculos (ia lá de 6 em 6 meses. Como também tenho miopia e astigmatismo, como tu, foi-me dito que as lentes iam ajudar a não aumentar tanto a graduação e isso confirmou-se, aliás houve uma altura que até diminuiu ligeiramente.
Sempre usei lentes mensais e nunca tive problemas, no entanto, com o passar dos anos noto que tenho de lubrificar mais o olho,principalmente no Verão ou quando estou em locais com ar condicionado.
Por acaso uso o mesmo líquido que tu, mas acho que é importante usares a caixa que vem com o líquido, apesar de ela não ser muito gira, pois segundo me explicaram elas têm qualquer coisa na sua composição que também contribui para a desinfecção das lentes, inclusive devem ser substituídas cada vez que mudas de embalagem de líquido (normalmente a embalagem do líquido traz sempre uma caixa nova).
Se verificares, com o passar dos meses, a caixa das lentes vai ficando cada vez mais escura, o que indica que está na altura de ser substituída.Eles aconselham a cada 3 meses mudar.

Beijinho,
Catarina

Fabiana diz:

Eu já uso lentes de contacto à 4 anos. Comecei a usá-las aos 17 anos e até hoje noto uma grande diferença, principalmente na evolução do meu problema (tenho mioppia de 5,25 diopmetrias). Com os óculos todos os anos a minha graduação aumentava mas a partir do momento em que comecei a usar lentes de contacto a minha graduação estabilizou consideravelmente. Segundo o meu oftalmologista é normal isto acontecer.
É preciso ter sempre cuidado com o armazenamento das lentes. Não deixar em sítio quentes. Normalmente eu passo as lentes com o líquido só depois é que as mergulho no líquido que ponho na caixinha.
Quando ao líquido das lentes, já experimentei basicamente todos os líquidos de lentes existentes no mercado (desde os mais caros aos mais baratos) e pessoalmente não existem grandes diferenças. Agora estou a usar um de marca branca que custou €4,99 e é igual a uns mais caros que já usei. Há quem utilize água desionizada ou soro fisiológico. Limpam muito bem as lentes no então estragam um pouco as lentes, O desgaste é maior.

Ana S. diz:

Olá Camila Smile Também uso lentes de contacto mais ou menos há 5 anos.
O meu médico sempre me disse que seria melhor começar a usá-las a partir dos 16 anos mas acabei por começar aos 14. Também tive todo um processo de aprendizagem e nisso os especialistas que frequento foram, sem dúvida, impecáveis pois só me deixaram trazer as lentes para casa quando realmente perceberam que eu já as conseguia colocar e retirar correctamente.
As minhas lentes sempre foram mensais e já me aconteceram alguns precalços como perder ou rasgar uma delas, mas nada de muito grave.
Nunca tive nenhum problema e estou bastante contente por poder usá-las.
Nunca gostei muito de me ver de óculos e por isso, desde que ponderei usar lentes de contacto, que estas são a melhor solução para mim.
Beijinhos

sofiarfs diz:

Engraçado… não uso lentes, mas temos a mesma graduação!

Débora Almeida diz:

Olá =)
Eu também uso lentes de contacto há quase 6 anos e adoro-as. Já não sei andar sem elas, é um sacrificio quando tenho de andar de óculos.
Também comecei a usar as lentes aos 16 anos, mas lembro-me de ter feito perguntas sobre as lentes à minha médica uns dois anos antes. Eu tenho um grau elevado de miopia, e também tenho astigmatismo, pelo que me sentia sempre mal quando ia à praia com os amigos e não conseguia ver nada sem os óculos. Agora com as lentes não tenho desse problema =P
Tanto as lentes, como o líquido, eu uso da marca da multiopticas, por questões financeiras, visto serem as mais baratas (quanto maior for o grau de miopia mais caras são as lentes), mas nunca tive problemas com elas. O único problema que já tive com lentes, foi com uma marca cujo nome não me lembro, em que as lentes se rompiam do nada.
Nunca usei lentes diárias, foram sempre mensais, mas acredito que agora no Verão sejam muito mais práticas.
Por último, tenho a dizer que a minha médica me aconselhou sempre o uso de umas gotas lubrificantes, pois as lentes tendem a secar os olhos, e além disso esse líquido ajuda a proteger a córnea =)

Neijinhos, e espero que te continues a dar bem com as lentes ^^

Vera Lúcia diz:

Uso lentes de contacto ha mais de três anos. Tenho uma miopia forte e astigmatismo tal como tu, uso oculos desde os 5 anos, então aos 19 lá comecei a usar lentes de contacto e foi uma grande felicidade. O meu erro foi ter deixado logo de parte os óculos, um grande erro, pois os olhos devem respirar e descansar do uso de lentes…
Esta terça-feira acordei com um grande mau estar ocular, não aguentava a luz do sol, estava com os olhos semicerrados, vermelhos, um pavor… Foi a semana toda a correr o hospital onde tenho a minha oftalmologista, a optica e pronto diagnostico feito: tive uma queratite superficial que é uma lesão na cornea, por causa deste calor as minhas lentes que são mensais devem ter ficado infectadas com alguma bacteria e a limpeza e desinfecção habitual não serviram de nada… Agora para tristeza minha estou de volta aos óculos… 3 anos depois, já com 22 anos! e só poderei regressar às lentes no minimo daqui a dois meses.
Partilho isto aqui contigo e com outras meninas para que tenham sempre muito cuidado e mantenham sempre os oculos por perto, com a visão não se brinca =) as lentes existem para facilitar a nossa vida mas têm muitas contra-partidas.
Beijinhos*