Hidratar de dentro para fora

6

Jul

Daniela Monteiro

saúde, verão

Ultimamente o calor não tem dado tréguas, e por todo o país as temperaturas mantêm-se bem altas. Parece até desapropriado falar da importância do uso de um bom condicionador de cabelo e creme de corpo para repôr a hidratação afetada pelos dias de praia, quando o atendimento de urgência dos hospitais se enche de pessoas com mil e uma maleitas relacionadas com a exposição solar e o calor. Assim sendo, parece-me pertinente fazer este post, de forma a relembrar as nossas leitoras da importância de manter bons níveis de água no corpo, de forma a evitar problemas sérios.

Que devemos beber água já todos sabemos, mas será que é só isso? Não podemos fazer mais nada? Ficam aqui algumas dicas práticas que vos podem ajudar!

lemonade | Tumblr

  • Antes de mais, é claro, é fundamental bebermos água. No entanto, há uma forma correta de o fazer. Devemos beber uma grande quantidade (2l é o recomendado) ao longo do dia, um copo ou uma garrafa pequena de cada vez, e não um litro de uma vez e depois não tocarmos na dita o resto do dia.
  • Não bebam água apenas quando tiverem sede. A sede é sinal de desidratação, e deve ser evitada.
  • A cor e quantidade de urina é a medida mais natural da hidratação. Quanto mais concentrada (escura) for, e menos vezes formos à casa de banho, mais desidratados estamos. É claro que certos problemas de saúde afetam este parâmetro.
  • A água não está presente apenas em garrafas e copos. Os frutos e legumes têm geralmente um elevado conteúdo hídrico, sendo a melancia, a alface e o pepino bons exemplos. Integrem-nos nos vossos lanches e saladas sempre que possível!

Happy. | via Tumblr

  • Adicionem fruta à vossa garrafa. Muitas pessoas não gostam da ausência de sabor da água, e usam essa desculpa para não beber a quantidade que deviam. Uma forma saudável e pouco calórica de adicionar sabor à água é juntar uma rodela de limão, morango, pepino, ou o que quer que prefiram, à vossa garrafa.
  • Evitem refrigerantes. Já todos sabemos que a maioria dos sumos não tira a sede a ninguém, e no máximo apenas a piora. A limonada ou chá frio caseiros são ótimos substitutos.
  • Diminuam a transpiração. Como é óbvio, o nosso corpo perde água quando transpiramos, pelo que evitarmos comidas muito picantes e quentes, e qualquer outro fator que eleve a temperatura do corpo, irá contribuir para mantermos os níveis de água.

Antes de sair de casa, não se esqueçam do protetor solar, água, chapéu e roupa clara! Um bom verão a todos Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Olá Daniela!

Sim, realmente tem estado imenso calor…adorei as dicas que deste! Já agora, já falei do tónico que me pediste da Garnier, espero que te seja útil! Beijinhos*

Daniela Monteiro diz:

Olá querida! Passo lá assim que puder! Smile Beijinho

Gostei das dicas! Smile
Nestes dias assim não dispenso a água, a fruta e, caso vá sair de casa, o protector solar do corpo e do cabelo!

Daniela Monteiro diz:

Olá querida! Confesso que ainda não aderi aos protetores de cabelo… Talvez no próximo ano Smile Beijinho

Gostei muito do post, excelentes dicas!
Chá frio é mesmo do melhor Smile

FLOR DE ANIS

https://www.facebook.com/pages/Flor-de-Anis/1385889448291889

Daniela Monteiro diz:

Adoro chá frio, muito melhor do que o típico iced tea que me faz imensa sede! Beijinhos Smile

Ana diz:

Ter sede não é sinal de desidratação! É apenas o corpo a pedir água… É completamente diferente.
Os sintomas mais evidentes de desidratação são dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca. Quando é muito grave os sintomas são também mais graves: queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsões e até coma.

Daniela Monteiro diz:

Olá, Ana! O corpo pede água porque precisa dela, é um sinal de que não tem água suficiente. Não me referia a desidratação severa! Beijinho

Patricia diz:

Nao sabia dessa da fruta na água… óptima dica Smile
Referiste para não sair de casa sem chapéu… concordo, no entanto, na minha opiniao, há tão poucos chapéus femininos e dedicados às raparigas… Nao seria pertinente fazer um post sobre isso, mostrando alguns modelos?
Beijinho! Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá, Patrícia! É uma ótima sugestão, anotei Wink Beijinhos!