Cuidado anti acne – o que resultou para mim

18

Out

Daniela Monteiro

acne, pele, pele oleosa

Aqui no blog já aprofundamos o temido assunto do acne em alguns posts, nomeadamente este, onde partilhei convosco o meu conhecimento geral sobre o que é, afinal, o acne, e este, onde vos dei alguns conselhos para o tratamento. Entretanto dois anos passaram e, embora não deseje anular o que disse anteriormente, achei por bem fazer novamente um post dedicado ao assunto, pois a verdade é que a experiência é a melhor professora, e parece-me pertinente partilhar aquilo que tem vindo a resultar comigo.

IMG_5440

Sei que uma parte significativa dos nossos leitores está a passar pela adolescência, pelo que é provável que estejam a sofrer com acne e não estejam satisfeitos com a sua pele. Antes de mais, é importante dizer aquilo que todos dizem, que é de suprema importância, e que ninguém leva a sério: é preciso calma e paciência. A sério que sim! O stress provoca alterações a vários níveis no nosso corpo e, numa reação em cadeia, acaba por se manifestar na nossa pele. Se já estão a fazer tudo o que podem para melhorar a vossa condição, tentem ao máximo não estar conscientes do vosso aspeto e, em vez de usarem maquilhagem que, muitas vezes, apenas piora a situação, caprichem na roupa, no penteado e, acima de tudo, no sorriso confiante! Wink

Suponho que estes cuidados não sejam novidade para vocês mas, se ainda não os cumprem regularmente, aconselho-vos a fazê-lo, pois fazem toda a diferença!

  • Lavar a pele duas vezes por dia e, entre lavagens, absorver o excesso de sebo com papéis absorventes. Se não tiverem papel próprio, dividam o papel higiénico de folha dupla nas duas folhas mais finas – até funciona melhor!
  • Durante o dia, não tocar no rosto. Nem com as mãos, nem com o cabelo. Eu tenho o péssimo hábito de segurar o queixo nas mãos quando tenho uma mesa ou algo assim à minha frente, e é precisamente nessa zona que tenho mais acne. Há quem diga que quando temos acne no queixo as causas são hormonais, mas quanto a isso ainda não encontrei nenhuma fonte minimamente fidedigna. Quanto ao corte de cabelo, uma franja não ajuda.
  • Manter o telemóvel limpo e desinfetado e mudar no máximo a cada dois dias a capa da almofada que usam para dormir.
  • Evitar ao máximo usar bases e corretores líquidos ou cremosos – as fórmulas em pó são menos prejudiciais para a pele.
  • Lavar os pincéis de maquilhagem a cada utilização. Principalmente o de base, que custa mais a lavar mas é o que deve estar mais limpo!
  • Não tocar. Nada de unhas a mexer e apertar o que não devem; para além de piorar as lesões e levar a mais acne, causa cicatrizes que podem demorar meses ou mesmo anos a desaparecer completamente. Bem sei que é instintivo e podemos nem reparar que o estamos a fazer, mas o instinto está errado! Controlem as mãos e não olhem demasiado perto no espelho. A verdade é que ninguém repara naquilo que nos parece tão embaraçoso no espelho de aumento.

IMG_5437

Quanto aos produtos que tenho usado, existem dois que me encheram as medidas. O Benzac 5 pode ser encontrado nas farmácias e parafarmácias e é indicado para o tratamento localizado de lesões inflamadas (traduzindo, não funciona em pontos negros/brancos, apenas espinhas e borbulhas). É frequente aplicá-lo ainda antes de a borbulha aparecer (quando não a vemos mas já a sentimos, vocês sabem do que falo certo?) e, muitas vezes, ela nem vem dizer olá. Se houver muita inflamação no poro obstruído é menos eficiente, claro, mas ainda assim costuma resolver o problema entre dois a cinco dias. É o melhor tratamento localizado que já usei! Quanto ao Sébium AI da Bioderma, já aqui fiz review, mas resumidamente ajuda a manter a pele limpa e hidratada; ajuda imenso a curar as lesões sem deixar cicatrizes, e já não abro mão dele!

Para além dos produtos tópicos, uma vez que o meu acne se deve, principalmente, a causas hormonais, a pílula contracetiva foi definitivamente uma ajuda preciosa, para além do avanço da idade. Se o vosso acne vos incomodar muito, aconselho-vos a consultar o vosso médico de família ou dermatologista, pois um especialista poderá ajudar-vos a determinar as causas do vosso acne, e conhecerá o tratamento mais adequado, que pode ser mais do que apenas tópico.

Finalmente, parece-me que consigo controlar bastante bem o meu acne! E vocês, também já sofreram com acne? Encontram o vosso tratamento ideal? Qual? Partilhem, pois podem ajudar alguém na vossa situação Smile

Beijinhos, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Patrícia Alexandra da Silva Correia diz:

Olá Boa noite, eu tenho acne e a minha dermatologista receitou me comprimidos 3x por semana,, mas nada fazia, entretanto receitou me pomadas que também não fez nada.. e cada vez tenho mais borbulhas principalmente na testa.. o que devo fazer! ? Será que essas pomadas me farão bem! ? Vou experimentar!!

Luana diz:

Ola, bem tenho 16 anos e comecei a usar este mesmo tratamento ja durante uma 3/4semanas, nas primeiras 3 primeiras notei algumas melhorias no entanto, esta 4 semana a minha pele tem ficado pior, não me refiro ao acne voltar mas as borbulhas que ainda tenho parecem estar a piorar o que devo fazer?

Daniela Monteiro diz:

Olá Luana! Esse ciclo de três/quatro semanas é congruente com o ciclo menstrual, não será essa a causa de maior inflamação nesta semana? De qualquer forma, havendo agravamento deves suspender o tratamento e aconselhares-te com um médico ou farmacêutico! Beijinhos

A_dama_dele_ diz:

Olá, eu tenho algumas borbulhas na testa e tenho 12 anos achas que se eu usar esses produtos agora fico bem?

Beijinho responde-me por favor ! Obrigada

Iara luis diz:

Olá eu tenho 13 anos e tenho bastante acne . Qual é o melhor produto para acabar com elas ?

Mariana diz:

Eu tinha bastantes problemas com acne e na farmácia recomendaram-me um produto novo, nunca tinha ouvido falar, o AKNOUT Attack. Fiquei surpreendida com o resultado e sempre que tenho uma borbulha ponho e desaparece! 

Ainda por cima é português! Smile

carolina diz:

O Aknout funciona mesmo?

Bárbara rodrigues diz:

Eu comecei a usar benzac 5 gel, mas comecei a notar partes com vermelhões inchados a descamar e isso nao me agradou. Estes sintomas são normais? Vai ser sempre assim? Para a hidratação destas áreas o creme aderma funcionando? 
Obrigada.

Sandra diz:

Sim é normal , está na parte dos sintomas secundários do produto.

Daniela Monteiro diz:

Olá Bárbara! Não, não é normal e deves descontinuar o uso do produto, pois a tua pele não o tolera. Beijinhos

Susana diz:

Para combater a acne a longo prazo, isto é, com resultados duradouros é essencial, acima de tudo afinar o grão da pele.Para isso devem ser usados produtos queratolíticos (minimizam a aglomeração de células da camada córnea da pele).Assim evita-se a formação de pontos brancos que podem provocar o chamado acne retencional, muito difícil de tratar, pois a penetração dos tratamentos é insuficiente.Os produtos à base de alfa hidróxiácidos e ácido glicólico são os melhores para este “peeling” diário, que também é bacteriostático, isto é, reduz a proliferação das bactérias, por tornarem a pele mais ácida. Aconselho o creme cleanance K, ou outro de composição equivalente.O ardor inicial é normal e indicia a boa actuação do produto.Com a utilização continuada, esta sensação é reduzida.È necessária persistência e preservação contra a luz solar, uma vez que a mesma potencia o espessamento da pele, e pode piorar a acne.

Diana diz:

Olá!

Quando procurava opinioes sobre o tratamento com o benzac descobri este teu post e desde já muitos parabéns pela tua excelente explicação. Mas fiquei com uma dúvida, no site da infarmed o folheto informativo do benzac diz: “O Benzac 5 é utilizado no tratamento da acne, onde existem borbulhas e pontos brancos ou negros. Pode aplicar-se no rosto, peito ou costas” e tu dizes precisamente o contrário. Alguém me pode ajudar e dizer se funciona mesmo com pontos brancos?

Carolina Santos diz:

Olá Smile

a minha pele é mista e apresenta algum acne inflamatório, mas não a considero com muita oleosidade… estava à procura de uma solução para as borbulhas até que vi este teu post, e compre os dois produtos e a água miscelar da bioderma. só que surgiu um probleminha… não sei se foi de utilizar o benzac 3 dias seguidos ou se será do creme da bioderma, a minha pele na zona das borbulhas secou bastante, está a descamar e mesmo ao passar a mão parece enrrugadaThinking então se utilizar base, meu deus que horror! tens alguma dica? achas que devia utilizar o hidratante só à noite ou será que foi o benzac? porque as bochechas que são uma zona mais seca e onde não usei benzac não estão a descamar… beijinhos*

Daniela Monteiro diz:

Olá Carolina! NÃO aconselho usar o benzac em zonas extensas! É um produto para colocar apenas numa ou outra borbulha, é demasiado agressivo para usar como um creme de rosto. Quanto ao hidratante, se estiveres a falar do Sébium da Bioderma, podes usá-lo por todo o rosto 2x por dia, mas é claro, se achares que és alérgica, não uses mais. Beijinhos

Andreia diz:

Olá.
Obrigada pelo post Smile
Agora com 22 anos é que a minha pele decidiu portar-se mal!
Não tenho muitas espinhas, mas tenho bastantes pontos negros na área do nariz e poros dilatados…
Li este e o post anterior. Qual é que recomenda utilizar à noite? O Bioderma Sébium ou o Hyseac Uriage K18?
E já agora… conhece algum tratamento cosmético que ajude nisto? Seja o que for ou a que preço for… Só me queria ver livre destes infelizes Smile

Obrigada Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá Andreia! Infelizmente os pontos negros são do mais difícil de eliminar, tanto o Sébium como o K18 ajudam, mas o que melhor resulta é a remoção física. Podes fazê-lo em casa, depois de um banho com muito vapor para abrir os poros, com bandas próprias, ou fazer numa esteticista. Quanto a ingredientes, o ácido salicílico costuma funcionar bem com pontos negros, está presente em ambos os cremes se não me engano Smile Beijinho

Ana diz:

ANA dizes que nos primeiros tempos é agressivo, porque?

Daniela Monteiro diz:

Olá Ana. Pela minha experiência não é só nos primeiros tempos, é sempre, trata-se de um ingrediente que mesmo nesta concentração baixa tem muita potência. A chave é não usar demasiadas vezes e, acima de tudo, usar apenas o suficiente, em áreas pequenas Smile

Oh Dani que post super completo! Muito bom mesmo, adorei Wink Fiquei interessada nesses cremes embora me pareça que o meu acne se foi embora de vez!`

Beijinhos*

Marta diz:

obrigada por estes posts de acne, q tens vindo a escrever! são de facto bastante interessante,e eu q sofro de acne há uns dois anos, tenho vindo a experimentar todo o tipo de cremes, a verdade é q a minha pele é muito por fases, tem umas melhores e outras piores, q variam consoante o stress e ansiedade porque passo, penso eu! Eu por exemplo já fui a um dermatologista, e ando a aplicar o duac ,creme disponível nas farmácias, também já apliquei o creme epiduo, também disponivél nas farmácias mas a um preço um pouco elevado! para quem sofre de acne intenso será melhor consultar um dermatologista para começar a tomar por exemplo comprimidos anti-acne, como por exemplo o cipancim!o mais importante de tudo é ter paciência porque estes tratamentos demoram normalmente seis semanas a fazer efeito! beijinhos

Vania diz:

Olá!

As dicas são de facto uteis, mas venho apenas esclarecer que a pilula não é nenhuma cura. Pode resultar se de facto a origem for hormonal, no entanto só esconde o problema, e só ajuda enquanto a tomares. Vai chegar uma altura em que vais querer deixar de tomar, e as borbulhas voltam em força Thinking Geralmente é mesmo isto que acontece…

Eu tenho todo o meu acne concentrado no queixo e maxilar, e toda a info que encontrei remete para causa hormonal. No entanto, nem mesmo a Diane resultou, nem sequer um medicamento hormonal super forte chamado Ciproterona, o que pode significar que o meu desiquilibrio hormonal não corresponde à dose e tipo de hormonas destes dois medicamentos. Apesar disse os medicos insistem em antibioticos e tratamentos topicos, que embora resultem, não me curam nada e o problema permanece.

Ainda bem que encontraste algo que resulta para ti Smile
Beijinhos

Ana diz:

Ups, obrigada Daniela. Razz

Ana diz:

Também usei o Benzac para acabar com o acne. Aquilo aplica-se depois do gel de limpeza e nos primeiros tempos pode ser um pouco agressivo para a pele, mas funciona. Só tem um inconveniente: deixa manchas claras no tecido. Estraguei uma toalha, uma fronha e umas camisolas por causa disto. É preciso deixar secar bem. Obrigada pelo post, Camila. É muito esclarecedor!

Vera diz:

Boa tarde. O Benzac é gel de limpeza ou creme para aplicar depois de lavar a cara?
Obrigada Smile