Exercício diário em 20 minutos

8

Out

Daniela Monteiro

cardio, exercício, saúde

Há alturas na nossa vida em que não há tempo para tudo – é um facto. O dia só tem 24h e, se queremos dormir, acabamos por ter de abdicar de umas coisas para ter outras. Aqui o mais importante é saber fazer as escolhas certas, e não dar mais importância do que devíamos àquilo que é relativamente dispensável.

Tendo dito isto, confesso que ultimamente não tenho tido muito tempo para exercício, algo que lamento imenso, pois faz-me muita falta, tanto a nível físico como psicológico! No meu caso trata-se da entrada na faculdade, mas muitos de vocês estarão em outras situações que vos consomem muito tempo, e certamente acabam por deixar o exercício físico para o fundo da lista de prioridades. Para vocês, e para mim, decidi este post, para que possamos exercitar o corpo diariamente – nem que seja só por vinte minutos! Antes que mo digam nos comentários aviso que sim, eu sei que uma sessão de exercício deve ter no mínimo 30 a 40 minutos. Este não é um post sobre a forma ideal de fazer exercício, mas sim sobre como fazer algum, quando parece não haver tempo para fazer nenhum Wink

Pessoalmente, creio que uma das componentes mais importantes do exercício físico é o cardio, quando aumentamos o ritmo cardíaco durante um certo intervalo de tempo. Para além de gastar calorias, tem outros (e mais importantes) benefícios, como contribuir para a saúde cardiovascular. Ora, em vinte minutos é complicado fazer uma verdadeira sessão de cardio, pelo que os exercícios que vos sugiro contribuem, no geral, para aumentar o ritmo cardíaco, ao usar vários e grandes grupos musculares ao mesmo tempo. Neste post podem encontrar boas formas de gastar calorias ao longo do dia.

Conforme o vosso planeamento diário e semanal, podem fazer os vinte minutos de uma vez, ou dividir em metade (dez ao acordar, dez ao fim do dia, por exemplo).

Quanto aos exercícios que fazem, tudo depende do vosso objetivo. Aquilo que vou partilhar convosco são os exercícios que eu gosto de fazer – ajudam a fortalecer o core, o que nos dá uma melhor postura, evitando desconfortos como a dor de costas e de pescoço, e a tonificar os glúteos. Os dois primeiros vídeo implicam utilizarmos a maioria dos músculos, para uma sessão rápida, mas eficiente Smile



Quanto às repetições e séries, vai depender da vossa condição física – quanto mais em forma, mais conseguirão fazer em 20 minutos. No geral, aconselho-vos a começar com séries de 10 repetições.

Espero que estas sugestões vos sejam úteis, e que o post tenha servido para vos motivar! Toca lá a dispensar vinte minutos por dia! Costumam fazer exercício diariamente? Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Ana diz:

Eu ando no ginásio e a verdade é que já não passo um dia sem ir treinar. O meu treino tem a duração de 1 hora e faço tanto exercícios de cardio como de musculação. Adoro!!! Faço-o não só pelo meu corpo, mas também pela minha saúde.
Toda a gente devia praticar exercício físico, só faz bem!
xoxo

Daniela Monteiro diz:

Olá Ana, subscrevo! Era bom que todos tivéssemos essa atitude Smile

Maria diz:

Entras-te para que curso Dani? Grin

Daniela Monteiro diz:

Olá, Maria! Engenharia química Smile Beijinhos

Ana Santos diz:

Muito bom!

Já agora, em Universidade/Instituto estás e em que curso? Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá Ana, obrigada! Engenharia química, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Smile