O Batido Verde (receita + resultados obtidos)

22

Nov

Camila Bento

alimentação, saúde

batido verde

Acredito que já estejam “fartas”de ouvir falar acerca do bendito batido verde, mas a verdade é que, desde que comecei, por alto, a falar no meu batido, recebi muitos pedidos para fazer um artigo completo, com direito a receita e, claro, aos benefícios do mesmo. Foi há cerca de um mês que o batido verde passou a fazer parte da minha rotina. Salvo raras exceções (fins de semana em que não durmo em casa, por exemplo), todas as manhãs bebo o meu batido verde, com o intuito de começar o dia de forma saudável e com energia!

Em primeiro lugar é importante pensar que podemos ter uma receita base, à qual vamos fazendo algumas modificações. Inicialmente, o batido pode não estar 100% do nosso agrado, mas com o tempo vamos adicionando os ingredientes certos até chegarmos ao sabor e consistência que desejamos!

A minha receita base gira, portanto, à volta dos seguintes ingredientes:

  • 1 copo a 1 copo e 1/2 de água
  • Sumo de 1 limão
  • 2 a 3 folhas de alface
  • 1 mão cheia de espinagres
  • 6 raminhos de agrião
  • Hortelã a gosto
  • 1/2 banana ou 1 banana
  • 1 maçã pequena
  • 1/2 pera
  • Sementes a gosto (sementes de sésamo; sementes de girassol, sementes de chia)

Os ingredientes são todos colocados na Bimby cerca de 1 minuto e meio em velocidade 9. Sem Bimby, é só colocar os ingredientes no liquidificador até conseguir um batido com uma consistência agradável e cremosa.

Não posso deixar de dizer que esta receita origina 2 copos bem cheios. Um copo é bebido por mim e o outro pelo minha mãe, que me acompanhou nesta ideia.

Há também alguns ingredientes que utilizo pontualmente (na ausência de algum dos ingredientes da receita base ou quando quero variar um pouco):

  • Sumo de limão (fica ÓTIMO e é uma excelente opção para quem está a começar)
  • Cenoura
  • Ameixa (o aspeto fica um bocadinho menos agradável)
  • Aipo (a utilizar sempre em pouca quantidade)
  • Sementes de linhaça

E, como não poderia deixar de ser, há alguns ingredientes que também quero experimentar no meu batido:

  • Pepino
  • Bagas de goji
  • Pólen de flores
  • Camu Camu
  • Coco ralado

Na internet, encontrei uma imagem espetacular com algumas ideias para criarmos o nosso próprio batido verde, ora vejam:

6tag-30908269-591319912542313225_30908269

Provavelmente, a parte que mais vos interessa: os efeitos do batido valem realmente a pena!

Desde que comecei a tomar o batido, a minha pele tem andado impecável! Nunca tive grandes problemas com a minha pele, mas com o batido, as borbulhas são cada vez mais raras e a pele está muito mais macia.

Não é apenas a pele que agradece, com o batido noto que o meu apetite não anda tão voraz como andava no fim do verão. Penso que tal seja um ótimo aspeto para muitas pessoas!

Se isto é psicológico ou não… Acho que agora ando com muito mais energia para enfrentar cada manhã! Smile

Muitas de vocês podem pensar que o sabor é desagradável, mas eu não acho nada. Graças ao sumo de limão (e/ou laranja) e à hortelã, o batido ganha um sabor muito bom. Claro que alguém que não goste de verduras, dificilmente irá gostar deste batido, mas isso é algo bastante lógico.

Não passa tudo de uma questão de hábito… E eu já não troco o meu por quaisquer cereais ou torradas, acreditem!

O post foi esclarecedor o suficiente? Se tiverem mais alguma dúvida, digam! Smile

Mais alguém bebe batido verde pela manhã?

Deixe aqui o seu comentário!

mariana diz:

no lugar do liquidificador podemos usar a varinha magica

Francisca diz:

Obrigada pelas dicas. Tenho só uma dúvida: este batido substitui o pequeno-almoço? Isto é, depois de o bebermos tomamos o pequeno almoço normalmente ou não sentiremos essa necessidade?

MARGARIDA diz:

ajuda a perder a barriga?

Liliana diz:

Bebo estes batidos com alguma regularidade e gosto muito. Em relação aos ingredientes que ainda não experimentaste mas queres experimentar, só utilizei o pepino e devo dizer que não gostei mesmo nada. Claro que, como tudo, é uma questão de gosto, mas por muito pouco que tenha usado, o sabor ficou de tal forma intenso que o batido só sabia mesmo a pepino. Nem voltando a bater após adicionar mais fruta ficou bom.
Mas experimenta e depois dá-nos a tua opinião. Até podes conseguir uma combinação de ingredientes que resultem bem com o sabor do pepino.

Camila diz:

Meninas, já experimentei com a varinha mágica!
O batido também fica bastante bom. Notei que há uma ou outra verdura que não ficava tão bem triturada, mas nada de especial. Smile

beijinhos

Camila diz:

Helena e Ana, é uma boa questão! Nunca fiz com a varinha mágica, mas posso experimentar! Smile

Patricia, logo de manhã é tudo o que tomo. Ao intervalo das 10h costumo comer uma sandes. Dizem que devemos voltar a comer cerca de 2 horas depois do batido.

beijinhos

Rute M. diz:

Olá!
Eu também tenho feito estes batidos, embora não o faça todos os dias por uma questão de falta de tempo. Gosto bastante do sabor (mas tb faço a batota de adicionar mais frutas do que verduras e colocar sempre banana ou laranja para adocicar).
Normalmente faço-os no liquidificador, mas naqueles dias em que tenho mais pressa, vai mesmo de varinha mágica! No meu caso, dá perfeitamente, sendo que quando fica demasiado espesso, basta adicionar um pouco mais de água.
Talvez essa questão da varinha mágica dependa da potência da varinha ou assim, porque sei de pessoas a quem, com a varinha, o batido não ficou com as frutas e legumes bem ‘passados’. Mas é uma questão de experimentarem.
Benefícios?! Neste momento ainda só vi os ditos ‘psicológicos’. A pele continua na mesma, mas a nível de energia de manhã, está aprovado! A quem pergunta se o pequeno almoço se resume só ao batido, devo dizer que só um copo já nos deixa bem saciadas!!! Mas ainda assim, por vezes acompanho com umas bolachas cream-cracker com compota. Experimentem!

Por último quero dar os parabéns pelo blog! Apesar de nunca ter comentado, sou leitora assídua. Continuem assim, sempre com boas dicas para nós! Beijinhos Smile

http://www.ofuturodopreteritoimperfeito.blogspot.pt/

Se tiver um sabor agradável, vou-me render!

Patricia diz:

Huuum, parece saudavel mas nao sei se me convence. Uma pergunta: tomas apenas isto ao pequeno almoço? Shock

Ana Monteiro diz:

Olá Camila! Também estou ansiosa por experimentar e gostaria de saber se com a varinha mágica fica igualmente agradável… Beijinhos

Helena diz:

Gostei bastante do post e foi esclarecedor Smile
Tenha uma questão, caso nao tenhamos nem Bimby nem liquidificador, é posssivel fazer com a varinha magica?

Rafaela diz:

Sou daquelas pessoas que quando acorda está umas horas até ganhar energias para enfrentar o dia, ando desde que esta “moda” do batido verde começou para experimentar, mas lá está a preguiça pela manhã tem-me feito adiar. Mas se dá energia talvez seja mesmo indicado para eu experimentar Razz

believe.blogs.sapo.pt

Rita diz:

Não gosto nada deste tipo de coisas, mas tenho de experimentar este pelo menos uma vez. Se não custar muito continuo para ver se tenho esses resultados maravilhosos! A minha pele tem tendência a ter sempre 4 ou 5 borbulhas e gostava que isso acabasse! Sempre que me livro da ultima, aparece outra! Frown