Como fazer compras online

3

Jan

Camila Bento

compras

O post de hoje vem em resposta a uma série de comentários e e-mails que tenho recebido nos últimos tempos com dúvidas acerca da compras na internet. Se para algumas pessoas comprar online já é algo perfeitamente natural, para outra ainda é motivo de estranheza e confusão. Provavelmente não conseguirei responder a todas as questões que possam surgir acerca deste assunto, mas farei os possíveis para vos colocar mais à vontade em relação ao mesmo. Claro que se houver alguma coisa que queiram saber e não esteja esclarecida abaixo, podem perguntar-me por comentários.

Basicamente, uma compra online passa pelos seguintes aspetos:

  • Registo no site

Considero este o primeiro passo dado que são raríssimas as lojas online que nos permitem efetuar uma compra sem que seja feito um pré-registo. Normalmente, no nosso registo o que nos é solicitado é o nome, endereço de e-mail e morada. Um ou outro site poderá, eventualmente, pedir mais alguma informação, como a idade ou telefone.

  • Seleção do(s) artigo(s) pretendido(s)

Aqui, aquilo que devem fazer é selecionar o(s) produto(s) que pretendem adquirir e colocá-los no vosso carrinho de compras. Para fazerem esta seleção devem ter em atenção os tamanhos… Geralmente, os sites têm as medidas das peças, o que nos permite ter uma ideia bem mais concreta do que se tiverem S,M e L (falo em lojas como a Romwe e não aquelas cujos tamanhos já vocês conhecem).

large

  • Escolha do método de pagamento

O pagamento é a questão que suscita mais dúvidas… Quantas e quantas pessoas deixam de fazer uma determinada compra online por terem medo de não estarem a fazê-lo corretamente, de serem enganadas… Quanto aos métodos de pagamento, os mais frequentes são aqueles que se seguem:

Paypal – É o método de pagamento que costumo utilizar com maior frequência e que se pode utilizar num maior leque de lojas online. O paypal, do qual já falei várias vezes, é como que uma conta online que nos permite efetuar pagamentos sem que os dados das nossas contas sejam revelados a quem quer que seja. O nosso paypal pode estar vinculado ao nosso cartão de débito ou crédito e é super simples de utilizar.

MBnet – É também um método online, mas neste caso nós fazemos uma transferência com o valor concreto da compra que queremos fazer online para que tenhamos a certeza que não haverá problemas. 

Cartão de Crédito – Coloca-se o número do cartão de crédito e outras informações pertinentes, mas neste caso sabemos que não é 100% seguro, visto que os nossos dados não são levados como algo totalmente secreto. 

Pagamento de compras/serviços através do multibanco – Esta forma de pagamento (tal como as duas abaixo), é mais utilizada em sites nacionais e em alguns outros, como a Spartoo, o Showroomprive… Quando efectuamos a compra, devemos dirigir-nos ao multibanco e efetuar um pagamento de compras, completando os espaços que nos são pedidos com uma referência, entidadade e valor, que, à partida, nos foram enviados para o e-mail

Transferência bancária – Mais frequente em lojas pequenas, como lojas de facebook, a transferência bancária faz-se pelo multibanco, sendo que necessitamos apenas do NIB e enviamos para a conta da pessoa em questão um determinado valor monetário. 

Pagamento à cobrança – São poucos os sites que disponibilizam este método de pagamento. Consiste em fazer a encomenda e só quando o carteiro (ou outro) nos fizer a entrega é que temos que efetuar o pagamento. 

  • A espera pela entrega da encomenda

Quando fazemos uma compra online, normalmente somos informados acerca do prazo de entrega da encomenda. Em alguns casos mesmo, como é o caso da Zara, podemos optar por diferentes entregas – uma mais rápida, com um certo custo associado e uma entrega standart, que a partir de um valor x, não tem qualquer custo (normalmente a partir de 30 ou 50€, dependendo dos sites).

A maioria das encomendas são entregues por Ctt ou por uma determinada transportadora que trabalha com a loja online.

large (1)

Há também algumas dicas que vos quero dar que não estão propriamente relacionadas com os passos que têm de dar para fazer uma compra online, mas que considero muito importantes.

  • Procurem fazer um pesquisa em vários sites antes de fazer uma compra. Comparem preços, vejam as condições de envio, tudo isso é muito importante.
  • Não se deixem enganar! Existem páginas de facebook aos pontapés a venderem falsificações (lembro-me, por exemplo, das réplicas dos relógios Michael Kors ou da Nike) por tuta e meia. Os vendedores deveriam ter o bom senso de nem sequer vender os produtos do Ebay pelo dobro e triplo do preço, mas já que isso é muito recorrente, devemos ter os olhos bem abertos e ter inteligência suficiente para não cair nesses esquemas.
  • Quando se fazem compras internacionais, de países que não sejam a Europa, como a China ou os E.U.A, existe a probabilidade de a encomenda ficar retida na alfândega. Isso já me aconteceu diversas vezes e confesso que nunca tive grandes problemas… Recebi o papel em casa a avisar, enviei a fotocopia do B.I e o comprovativo de compra, conforme pedido, e dias depois recebi a encomenda em casa. Quando esta ultrapassa um determinado valor (tenho ideia que é por volta dos 40 e tal euros), temos que pagar, quando não atinge esse valor, o carteiro entrega em nossa casa, sem solicitar qualquer valor.
  • Guardem todos as informações relativas a compras feitas. Todos os dados de pagamentos e e-mails recebidos são bons de guardar, caso aconteça qualquer coisa.

Espero que o post tenha sido esclarecedor.

Já agora, costumam fazer compras online? Onde? Smile

Deixe aqui o seu comentário!

Filipa Rodrigues diz:

Olá Smile gosto muito deste blog e este post esta muito interessante!
eu queria fazer uma encomenda pelo ebay mas como e um pais que nao faz parte da Europa tenho medo q fique retido na alfandega Frown
o custo do produto é de 10 euros acham q fica retido na alfandega ou tenho de pagar taxas adicionais?

Mariana Domingues diz:

Camila, podes-me dizer se a Spartoo é um bom site para fazer encomendas? estava a pensar encomendar uns ténis, mas não sei se o site é seguro e não conheço ninguém que já tenha utilizado!

Rita diz:

Olá Camila (e Daniela também xd),
Confesso que é um prazer seguir o vosso blog! Sigo outros blogs para além dos vossos, mas o vosso tem outro “encanto”. Quando cá venho, quase que me é garantido um novo post para me “deliciar” e de certa forma aprender… Muitos, mas muitos parabéns daqueles bem sinceros pelo trabalho que conseguem desenvolver no Sempre na Moda diariamente Smile
Em relação a este post, confesso que este é um problema que me assombra, não só pela dúvida da qualidade do produto, mas pelas informações que colocamos na Internet em determinadas lojas online (aquelas que não “registadas” – Romwe, SheInside, MartOfChina, etc…). Gostaria também de saber se conheces algum site que venda sapatilhas, pois só existem All Star à venda na Spartoo (que eu saiba), só que os números são muito pequenos. Conheces algum?

Obrigada (e desculpa o testamento) Wink

Ana diz:

Spartoo, feelunique, ticketline… Confesso que ando com muita curiosidade e tentada a comprar na Amazon mas ainda não arrisquei. A Sammydress também me tenta mas já vi alguns reviews sobre produtos sem qualidade oou com defeitos graves! Utilizo o MbNet. Smile

Zara, Mango, Asos, Kiko, Amazon, Fnac, Ticketline… Smile nunca tive problemas, felizmmente, mas utilizo sempre o MB Net.

http://www.prontaevestida.com