Dica de organização – tempo e espaço

7

Jan

Daniela Monteiro

stress

Para quem tem exames brevemente, tal como eu, decidi deixar aqui algumas dicas para uma melhor organização de tempo, bem como alguns conselhos de utilização de espaço. Mesmo que não tenham exames, se tiverem uma vida super preenchida, espero que vos possa ajudar! Smile

  • Planeiem a vossa semana com antecedência. Tentem ter sempre duas semanas com o tempo planeado, para evitarem fazer as coisas em cima da hora.
  • Não deixem o planeamento para depois. Se vos disserem que têm de entregar algo no dia x, marquem imediatamente, pois o “não me vou esquecer” não dá bom resultado.
  • Não subestimem as pequenas coisas. Se têm de fazer uma viagem para determinado sítio em hora de ponta, comer num local com muito movimento ou outras coisas que podem parecer insignificantes mas na verdade ocupam muito tempo, incluam isso na vossa agenda.

  • Sejam realistas. Não façam um horário demasiado apertado; é preferível algo realista, que sabem que conseguem cumprir, a uma agenda ideal mas que não conseguem acompanhar. Só vai resultar em compromissos acumulados!
  • Não se sobrestimem. É um pouco o que falei no ponto anterior; embora seja algo positivo desafiarmo-nos, também é importante ter noção do que conseguimos ou não fazer em determinado tempo. Se têm duas horas livres, não as desperdicem com algo que é coisa para três; vão acabar com tudo semi-feito, e terão de terminar tudo à última hora.
  • Cortem a procrastinação. É difícil, e eu bem sei, mas estamos a desperdiçar tempo precioso. Cada pessoa tem a sua cura para a procrastinação; pessoalmente, faço ou penso em algo que me irrite de propósito, e normalmente dá resultado haha
  • Se tiverem tempo livre inesperado, aproveitem. Mas não para descansar Smile Sabem aquela coisa que vocês começaram mas ainda não acabaram, aquela visita que têm de fazer ao banco? Não adiem mais!
  • Eliminem distrações. Se deixarem os computadores, telemóveis, televisões e tablets por perto, é mais difícil resistir, certo? Longe dos olhos, longe do coração.

Quanto ao espaço, apenas alguns conselhos rápidos para tornar tudo mais funcional. Uma cadeira confortável qb é importante, a uma altura adequada para a secretária. Para além disso, tentem manter na secretária apenas aquilo que estão a utilizar no momento, assim não perdem a linha de pensamento enquanto procuram determinado documento. Se utilizarem muitas folhas, não poupem em micas, capas e capinhas, bem como separadores; poupam imenso tempo e tornam as coisas mais fáceis. É claro que devem ter o cuidado de ter as coisas organizadas antes de começar a trabalhar. Para além disso, manter tudo dentro de caixas/gavetas/cestos ajuda a evitar aquela sensação de estar no meio do caos.

Espero que vos possa ajudar! Têm mais conselhos a dar? Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Muito bem escrito!! A dica do horário é boa, eu fiz um no meu último ano de faculdade e tornou-se muito mais simples organizar o meu tempo de estudo fora de aulas!

xoRosie
Rosie’s Life

Daniela Monteiro diz:

Muito obrigada! Posso subscrever Wink O mais difícil é mesmo cumprir o horário. Beijinhos

Ótimas dicas!!
Outra sugestão – pelo menos a mim dá-me muito jeito, principalmente para evitar a procrastinação – é pôr avisos e lembretes. Entegar artigo, publicar documento, etc. O aviso aparece no telemóvel ou no calendário do outlook e não há amneira de esquecer ou de adiar. Para quem carrega muitas vezes no ignorar, a solução é colocar vários avisos para a mesma coisa Smile

Bom dia!

http://www.prontaevestida.com

Daniela Monteiro diz:

Olá! Também faço isso, a minha agenda no telemóvel está sempre recheada haha Beijinhos!