Como controlar o apetite

4

Fev

Daniela Monteiro

alimentação, dieta vitalícia

São várias as causas de um apetite fora de mão. Entre elas encontram-se o stress, hormonas e complicações psicológicas. Nem todos reagem da mesma forma a estas causas, como é óbvio; o apetite tanto pode aumentar, como diminuir. Hoje, dou-vos algumas dicas para vos ajudar a lidar com um apetite demasiado voraz, mas não é de mais frisar que, muitas vezes, se as causas forem graves, controlar o apetite acaba por ser o tratamento de um sintoma.

Porções pequenas. Se o vosso problema é terem vontade de comer a toda a hora, e não a quantidade que comem, optem por pequenas refeições ao longo do dia (até 10 no início), e vão diminuindo o número até chegarem às 5/6. É claro que estas porções deverão ser realmente pequenas: uma peça de fruta, um iogurte, às vezes basta uma chávena de cá para satisfazer aquele desejo, e evitar uma refeição pesada e descontrolada, umas horas depois.

Fibra e proteína. Estes nutrientes ajudam a manter-nos saciados por mais tempo. Experimentem trocar o vosso sumo de laranja e torrada de pão branco por um iogurte (normal, não magro) e um pão integral com fiambre e queijo, e notarão certamente a diferença!

Água. É muito mais comum do que pensarmos confundir a nossa sede com vontade de comer. Se comeram há menos de 2h e já estão a pensar novamente nisso, experimentem beber dois copos de água antes de fazer o lanchinho. Mantenham-se hidratados, e verão diferenças a vários níveis, em muito pouco tempo!

Lavar os dentes. Nada de muito científico aqui. Para além de termos aquele sabor de menta que não deixa saborear a comida, serei só eu que não quero “sujar” os dentes logo depois de me ter dado ao trabalho de os lavar? haha

Tomar pequeno-almoço. Já li sobre vários estudos que associam a maioria dos distúrbios alimentares à falta de pequeno-almoço. A primeira refeição do dia, após horas de jejum, é de facto a mais importante, e condiciona o resto do dia. Menos 10 minutos na cama é o suficiente para preparar um pequeno-almoço que, mesmo que não seja ideal, é definitivamente melhor do que nada!

Manter as mãos ocupadas. Este conselho serve também para fumadores. Quando estamos demasiado habituados a levar a comida ou o cigarro à boca, o nosso cérebro sente falta, não só de mastigar digerir etc., mas também desse simples movimento. Como tal, encontrar uma atividade que nos mantenha as mãos e, de preferência, também a cabeça, ocupadas, será mais fácil resistir à comida. E sim, jogos no telemóvel estão autorizados, desde que não se isolem demasiado do que está à vossa volta Wink

Não fazer associações com a comida. Passar por aquela loja e ir pedir sempre um gelado, ir sempre àquele restaurante de fast food porque o namorado gosta, ver um filme só com snacks… Enfim, são muitas as associações entre comida e pessoas/sítios/atividades que fazemos sem sequer nos apercebermos. A única coisa a que devemos associar a comida é à nossa saúde, e se nos habituarmos a ter um horário fixo para as refeições, ainda melhor.

Espero que estes conselhos vos ajudem! Têm problemas em controlar o apetite?

Beijinho, dani

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[…] lá vai algum tempo desde que escrevi este post sobre algumas formas de controlar o apetite. Se bem se lembram, uma delas era fazer mais […]

Taís diz:

Sempre uso o “truque” da água, comigo sempre funciona.

http://dobrazilparaeuropa.wordpress.com/

Daniela Monteiro diz:

Para mim também, aliás, é do que funciona melhor Smile

Eu não preciso de controlar muito o apetite porque felizmente tenho um bom peso, mas algo que descobri recentemente é que desde que como mais fruta e vegetais tenho menos apetite.

Eu dantes estava sempre cheia de fome e só queria coisas “boas” (ehehe). Desde que comecei a gostar amis de fruta e a forçar-me até a comer mais fruta reparei que tenho menos vontade de comer coisas doces, talvez porque a fruta já me dê uma quantidade de açúcar que o meu organismo “aceita”. Claro que continuo a gostar de bolos, bolachas, chocolates, só não estou é SEMPRE com vontade disso, e dantes estava Smile

O truque de lavar os dentes também é muito bom, com aquele saborzinho a mentol raramente me apetece voltar a comer logo a seguir.

http://www.prontaevestida.com

Daniela Monteiro diz:

Ainda bem que essa fase passou! Beijinhos Smile