Beleza caseira | Esfoliante de chocolate

17

Mai

Daniela Monteiro

beleza, esfoliação, pele

Num dos meus passeios pelos blogs que costumo visitar encontrei uma receita de esfoliante, no Miss Dondoca. Vou ser sincera – ultimamente não tenho apostado muito nas receitas de beleza caseira, muito devido à falta de tempo. Não obstante, continuo adepta de um bom truque caseiro, e ainda mais quando envolve esfoliação! Assim sendo, resolvi pôr mãos à obra, com algumas alterações da receita, de maneira a ficar ao meu gosto.

IMG_6703

IMG_6700

Quanto a quantidades, não medi, e honestamente raramente meço. Basta usar um pouco de senso comum e gosto pessoal e, para além disso, têm sempre a receita no link ali acima Wink Posso dizer-vos que comecei por misturar cerca de 5 colheres de açúcar com duas de chocolate, juntei leite qb (juntem lentamente, para evitar uma mistura muito líquida), quase uma colher de fermento e algum sumo de uma metade do limão.

IMG_6701

E foi este o resultado! Quanto a performance, a consistência ficou no ponto (se acidentalmente adicionarem demasiado leite/azeite, juntem mais uma ou duas colheres de açúcar e problema resolvido). É um pouco pegajoso, o que me fez confusão ao início mas acabei por gostar, pois sinto que ajuda na aplicação. Estava preocupada que fosse difícil de tirar por ser pegajoso, mas saiu que foi um mimo, e a pele não ficou mais seca, como normalmente me acontece com esfoliantes! Se quiserem um esfoliante mais hidratante, podem sempre usar a receita da Miss Dondoca Smile  Já agora, não há qualquer problema em usarem este esfoliante no rosto! Apenas não dispensem o protetor solar nos dias seguintes, já que o limão ajuda a tratar manchas, mas também deixa a pele um pouco mais vulnerável – tal como qualquer outro esfoliante químico.

P.S. Naturalmente, o fermento reage com a glicose do açúcar! O frasco que vos mostro está cheio apenas para verem bem a consistência – vêm aquelas bolhinhas de ar? É exatamente essa reação, a mesma que ocorre num bolo, a mesma que torna o esfoliante mais “leve”, mais “arejado”. O ideal é deixar reagir durante cerca de 15-30 minutos no recipiente em que misturam os ingredientes.

E que tal, acham que vão experimentar? Smile Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Maria João Nascimento diz:

Pergunta provavelmente estúpida… Alguém presenciou uma ligeira explosão de chocolate com açúcar??? Eu assumo que seja a reacção do fermento, e o que vale é que guardei o preparado num boião de plástico e apenas saltou a tampa, e chocolate…. lol

Daniela Monteiro diz:

Sim Maria, é claro que o fermento vai reagir um pouco com o açúcar. Só enchi o frasco para tirar a foto e se ver melhor a consistência, mas talvez seja melhor deixar um aviso! De qualquer forma, a menos que tenhas adicionado muito fermento, guardado num sítio quente e tenhas mexido muito, não é suposto a reação ser explosiva! Hahaha beijinhos

Oh, que lindo que ficou! =) Para a próxima experimento a tua receita Razz

Beijinhos <3

Daniela Monteiro diz:

Haha e eu a tua! Beijinhos Smile

leite qb é mais ou menos quanto ? é que não tenho a menor ideia Mad e o frasquinho onde compraste ? obrigado !

Daniela Monteiro diz:

O suficiente para ter a consistência que mais gostes num esfoliante! Wink O frasquinho é de uma loja do chinês. Beijinho!