Dicas capilares para todos os cabelos

12

Jul

Daniela Monteiro

cabelo, queda de cabelo

Cabelo oleoso, quebradiço, seco, com queda? Estão todos neste post. Estas são algumas dicas aleatórias, que funcionam para mim e/ou amigas e familiares, que resolvi compilar num único post. São hábitos práticos e fáceis de incorporar nas vossas rotinas, mas com potencial para melhorar a condições dos vossos fios Smile

Se tiverem tendência para queda de cabelo, lavem o cabelo de manhã e sequem bem a raiz com secador. Lavar o cabelo à noite, principalmente se deixarem secar ao natural, poderá agravar o vosso problema.

Se tiverem cabelo muito seco, troquem o condicionador por máscara. Em todas as lavagens, sim. Parece senso comum, mas conheço muita gente que ainda usa condicionador em vez de máscara e se queixa que nenhum condicionador lhe enche as medidas… Pudera! Apenas não aconselho que usem máscaras xpto com queratinas e coisas do género. Escolham uma máscara hidratante para cabelo seco, básica.

Juntem óleo capilar (óleo de coco é válido) à vossa máscara. Isto para um tratamento semanal ou mensal, conforme as vossas necessidades.

Sequem o comprimento antes de aplicar a máscara/condicionador. Sim, pegar na toalha em pleno duche! Basta uns apertos para retirar o excesso de água e permitir que o produto atue melhor.

Para quem tem raízes oleosas e comprimento seco (muito comum em cabelos compridos), aconselho dois champôs: um champô purificante para a primeira lavagem (esforcem-se por focar a massagem deste apenas nas raízes), e um champô leitoso que não seja hidratante/para cabelo seco para a segunda lavagem. Desta forma, fazem uma limpeza agressiva às raízes, e na segunda lavagem retiram qualquer resíduo que não tenha sido já eliminado, sem adicionar oleosidade/peso à raiz.

Se o vosso comprimento ficar oleoso rapidamente (principalmente no verão), coloquem um pouco de pó talco nas mãos, esfreguem levemente uma na outra e passem pelo cabelo, como se estivessem a pentear com os dedos.

Mudem o revestimento da almofada sempre que lavarem o cabelo (a menos que lavem diariamente, o que não aconselho). Virar a almofada para o outro lado também conta. E para evitar partir os fios e/ou para controlar melhor o frizz, invistam em revestimentos de seda.

Já põem em prática alguma destas dicas? Se não, irão fazê-lo? Smile

Beijinho, dani

Fotografia retirada daqui.

Deixe aqui o seu comentário!

Lina A. diz:

Dicas para que cabelo em cachos não fique todo frisado com uma rajada de vento é que era ! ahah Wink

Daniela Monteiro diz:

Com ou sem cachos, todas agradeciamos! Wink

Rita diz:

É a primeira vez que ouço falar em utilizar dois champôs….Mas não percebi muito bem como funciona. Na primeira lavagem, utilizo o champô purificante nas raízes e depois o outro nas pontas? Podes aconselhar marcas?
Obrigada

Daniela Monteiro diz:

Olá Rita! Não não não, a menos que tenhas o cabelo encharcado em ovos e farinha ou algo do género, nunca precisas de lavar o comprimento com champô. O que digo no post é fazer a primeira lavagem com um champô purificante, retirar com água, fazer a segunda lavagem com o outro champô e retirar com água. Apenas referi para ter cuidado em manter o champô purificante perto do couro cabeludo, principalmente se o comprimento for seco, precisamente porque é bastante agressivo e pode secar demasiado o comprimento. Quanto a purificante, gosto bastante do da Herbal Essences, tanto o purificante como o indicado para cabelos oleosos. São ambos verdes e transparentes Smile Beijinhos

Já substituo o condicionador por uma máscara básica de supermercado em metade das lavagens. Então agora que estou a deixar crescer o cabelo isso é essencial para deixar as pontas mais suaves. Vou experimentar as outras dicas!

http://catarinaandcomp.blogspot.pt/

Carolina Helena diz:

Já arranjei um óleo para o meu cabelo, apesar de ele ser oleoso, e só tenho a dizer maravilhas Smile

http://coucoucaroline.blogspot.pt/

Daniela Monteiro diz:

Também tenho raízes oleosas, mas o comprimento não nada a ver com isso e adora os óleos que lhe dou! Smile

Tenho algumas épocas em que a queda do cabelo é mais comum mas são apenas fases, como já li algures na internet existem certas épocas do ano em que isto acontece. De resto não costumo me “queixar de nada”.
Boas dicas Smile

Women’s Stuff

Tenho o cabelo muito seco e é verdade que nenhum condicionador resulta comigo, por vezes até o desisto de pôr. Vou experimentar o truque que mencionaste e ver se obtenho melhores resultados Smile

http://escondidanoarmario.blogspot.pt

Hanna diz:

Esse truque de mudar a fronha da almofada já fazia Wink
Daniela, podes fazer um post das opções de cursos para quem não vai para a faculdade? Ia ser mesmo útil!
Beijinhos

Daniela Monteiro diz:

Olá Hanna! Tal como já disse antes noutros comentários, infelizmente não me sinto suficientemente informada sobre o assunto para fazer tal post. Beijinhos!