Regresso às aulas | Faculdade – organização e material

13

Set

Daniela Monteiro

escola, regressoàsaulas, universidade

Relativamente ao último post que fiz sobre o assunto, este vai ser mais curtinho! Em primeiro lugar, falemos de material. Espero não ser tarde de mais quando vos digo: não comprem material!! Na primeira ou até nas duas primeiras semanas, um caderno e uma caneta é tudo o que precisam. Entretanto, na primeira aula de cada cadeira, o professor há de vos informar sobre a bibliografia em que se irá basear e, se for o caso, o material específico que será necessário. Se não vos informar (sim, há professores desses), consultem a página da cadeira online, pois normalmente é obrigatório que essa informação lá esteja especificada. Com a maioria dos cursos e professores, as exigências a nível de material serão mínimas ou inexistentes, o que vos dá liberdade para escolher, tendo em conta como e o que escreveram ao longo dessas duas semanas, o que funcionará melhor para vocês. Pessoalmente, gosto de usar capa de argolas e folhas na aula, pois não fico preocupada com deixar o caderno bonitinho ou ter de arrancar folhas, o que me permite tirar apontamentos de tudo e mais alguma coisa, sem perder tempo. Entretanto, se houver empenho suficiente, passo a limpo em casa, o que ajuda a fazer revisões (quando isso não acontece, não é de todo o fim do mundo).

IMG_0181

Esta estratégia de tirar apontamentos na aula e passar a limpo em casa costuma ser popular entre os universitários, muito devido ao facto de os professores não se importarem minimamente se vocês passaram com letra bonita, a três cores, sublinhado e com direito a esquema. Para além disso, muitas vezes nem sequer é escrito, e há que apontar rapidamente com base no que ouvimos. Portanto, diria que vale a pena dar uma oportunidade a esse método. Já agora, para poupar tempo e folhas ao passar a limpo, por vezes dá jeito tirar os apontamentos a lápis.

Quanto a canetas,  lápis, réguas, corretores, usem o que o coração mandar. É claro que receberão no mínimo um olhar jocoso se a vossa escolha recair no lápis de pompom rosa da Kitty, mas fora isso, duvido que os vossos professores façam algum comentário.

cats

Passando à organização: apontem, apenas. Numa agenda catita, no calendário do telemóvel ou naquele que a amiga tem um jeitaço para fazer no Excel, num caderninho ou numa aplicação. Apontem onde quiserem, mas apontem tudo no mesmo sítio e na hora. Não pensem que apontam mais tarde, que nunca funciona. Frequências, trabalhos, apresentações, material ou pesquisa necessária para a aula do dia x, as festas, os treinos; apontem tudinho. Este ano fiz download da My Study Life, uma agenda para estudantes. A ver como se sai!

Uma razão óbvia para apontar tudo é não nos esquecermos, mas para além disso ajuda a ver melhor. Ver quanto tempo temos de preparação até ao exame, onde é que precisamos/podemos descansar, se há espaço para mais uma atividade ou, quiçá, um part-time. Pessoalmente, ter por escrito exatamente o que tenho de fazer, e onde tenho de estar quando, ajuda-me a diminuir os níveis de ansiedade.

É tudo o que tenho para vos dizer! Mentira, falta falar da mochila, não é verdade? Mais uma vez, a menos que usem aquela de rodinhas do Cars, duvido que vos julguem. E quem diz que na faculdade só se vêem malas não frequenta certamente a minha Universidade; diria que as mochilas de costas típicas continuam a ser as mais usadas, e o conforto é a prioridade. O mesmo se aplica à roupa, já agora. Usem o que vos fizer sentir melhor e não se preocupem com o que os outros pensarão. Já não estamos no secundário Wink

Qualquer dúvida ou sugestão, os comentários estão às vossas ordens. Um bom ano a todos!

Beijinho, dani

imagens: autoria própria

Deixe aqui o seu comentário!

Boas dicas!

Tenho aqui um artigo que pode interessar aos que vão ter de adquirir livros escolares para os mais novos (até ao 12º ano).

https://www.oriconsigo.com/uncategorized/regresso-as-aulas-20142015/

Beijinhos.

Andréa.

Daniela Monteiro diz:

Olá Andréa! Obrigada Smile Beijinhos

Leonor Peixoto diz:

Eu nao consigo encontrar a aplicaçao

Daniela Monteiro diz:

Procuraste na play store com o nome correto, Leonor? Tenta procurar noutro telemóvel, eu não tive problemas em encontra-la

Sara Silva diz:

fiquei curiosa com a aplicação que referes neste post, tanto que já estou a fazer o download dela!
bom regresso às aulas para ti! Smile

beijinhos *
eighteen and a life

Daniela Monteiro diz:

Obrigada Sara, igualmente! Espero que gostes, confesso que ainda não a usei muito

Boas dicas! Eu nunca dispenso uma agenda.

Beijinhos
http://simplicity-in-pink.blogspot.pt/

Daniela Monteiro diz:

Obrigada! Idem Wink Beijinhos

Está tudo excelente, tenho apenas a acrescentar que não vale a pena comprar toda a bibliografia da cadeira ou sequer as fotocópias. Há coisas que por vezes são um desperdício de dinheiro e ao início podemos achar que vai ser útil ou vamos usar e depois chegamos ao fim do semestre sem usar nada do que estava na bibliografia.
E avaliem também se sai mais barato fotocopiar (há imensos sítios que são “específicos” para os universitários fazerem fotocópias de livros integrais) do que comprar os livros mencionados. Tirando estes dois apartes está um post realmente útil para os caloiros!

Daniela Monteiro diz:

Olá Daniela! Tens razão, referi isso noutro post Smile Obrigada por completares! Beijinho