Sobre a queda de cabelo sazonal

25

Set

Daniela Monteiro

cabelo, queda de cabelo

Se acham que é um mito e nunca vos afetou: ainda bem, são umas afortunadas! Infelizmente eu não partilho dessa sorte, e há uns anos que a queda se tem tornado bastante significativa por volta do Outono. Ora o equinócio já fui, uma quantidade considerável do meu cabelo também, e para as leitoras que sofrem do mesmo problema, espero que este post ajude.

O que vem a ser a queda de cabelo sazonal? Durante o Verão, a ação dos raios solares faz com que o cabelo cresça mais depressa, mas com o Outono costumam vir as alterações hormonais que afetam, entre outras áreas, o couro cabeludo. Dessa forma, a quantidade de folículos em telófase (na fase de cair, leia-se) aumenta, e como consequência, a quantidade de cabelo na cabeça diminui. Não é normal que o fenómeno se estenda por muito mais do que dois meses, mas é certo que afeta mais umas pessoas do que outras, e se tiverem cabelo fino (como eu) torna-se mais notável.

Deixo, então, algumas dicas para lidar com o assunto…

Não deixem de lavar nem lavem o cabelo mais frequentemente. O cabelo que vemos cair durante o duche já estava solto do couro cabeludo, ou pronto a abandoná-lo; ele não caiu por entrar em contacto com água, nem tão pouco por o puxarmos (se for saudável, claro). Portanto, mantenham o vosso regime de higiene capilar. Apenas aconselho a tomar extra cuidado aquando do enxaguamento do champô, máscara, etc, pois os resíduos acumulados no couro cabeludo podem “abafar” a raiz e levar a mais queda.

Sequem a raiz. Tal como os resíduos podem afetar a raiz, deixa-la húmida também não é aconselhável. Há quem defenda o uso do secador e quem argumente que o calor em demasia pode fragilizar a raiz. Pessoalmente, aconselho a secar bem a raiz tendo o cuidado de manter o secador afastado do cabelo, e usando a menos quantidade de calor que o mesmo permita. Não aconselho, definitivamente, dormir com o cabelo molhado.

Massajar o couro cabeludo ativa a circulação, trazendo os nutrientes que o sangue transporta para pertinho das raízes, o que contribui para a saúde das mesmas. Podem massajar todos os dias (no duche, porque não?), tendo o cuidado de não ser demasiado agressivo.

Uma boa alimentação é crucial para que o sangue tenha, efetivamente, os tais nutrientes de que o cabelo tanto gosta. Existem inclusive suplementos que podem ajudar a queda de cabelo, embora seja sempre aconselhável consultar um médico ou farmacêutico antes de tomar essa iniciativa.

Por fim, é preciso prevenir e tratar. Eu, que já me resignei à minha condição, começo sempre a usar um champô fortificante assim que os dias de praia acabam, o que me ajudou este ano (teria ajudado mais se tivesse começado mais cedo). Quando a queda já está instalada, aconselho um champô antiqueda em vez do fortificante, e se vos estiver mesmo a incomodar, as ampolas já foram em tempos as minhas melhores amigas. Deixo algumas sugestões:

Sem Título

1. Vichy Dercos Champô Fortificante | 2. Klorane Champô Antiqueda com Quinina
3. Vichy Dercos Champô Estimulante Antiqueda
4. Innéov Densiology Suplemento Antiqueda | 5. Vichy Dercos Ampolas Aminexil Pro Mulher

Já usei todos estes produtos exceto o Innéov, pelo que os posso recomendar vivamente; todos funcionaram comigo em ocasiões diferentes e, se procurarem aqui no blog, encontram reviews. Caso estejam a considerar experimentar algum deles, estão todos disponíveis na Skin com 25% de desconto até 15 de Outubro.

Um Outono com cabeleira farta para todas!

Beijinho, dani

imagens: tumblr.com, skin.pt, farmaciabrunori.it, farmaciacalvario.com

Deixe aqui o seu comentário!

carlota joaquina diz:

Há um mês que sei o que isso é! Ao principio, fiquei assustada, mas afinal não sou a única, infelizmente acontece a “muita” boa gente! Obrigada pelas dicas. Deixo aqui também a minha experiência: http://www.renefurterer.com/index.php#/es_ES/
Obrigada.
Bom fim-de-semana!

Daniela Monteiro diz:

Olá Carlota! Haha de todo, é super comum Wink Beijinhos

À dois anos caiu-me imenso, quando tomava banho ficava com as mãos cheias de cabelo. A minha mãe ficou desesperada ao ver cabelo pela a casa toda, e na escola na minha mesa e o chão á minha volta também ficava cheio de cabelos. Ele tem caído na mesma mas como naquele ano, felizmente, nunca mais.

Daniela Monteiro diz:

Olá Sofia! Se a queda é assim tão acentuada, talvez devesses considerar consultar um dermatologista antes que sejas obrigada a lidar com consequências graves

Catarina diz:

Sei bem o que é, este ano já me atacou, mas já está muuuito melhor! Óptimas dicas!!

Daniela Monteiro diz:

Ainda bem, Catarina! Obrigada Smile

Bom artigo e muito bem estruturada a mensagem.
Tenho um post sobre queda de cabelos: https://www.oriconsigo.com/uncategorized/queda-de-cabelo-o-que-fazer/.
Beijinhos.
Andréa.

Daniela Monteiro diz:

Obrigada Andréa Smile Beijinhos

O ano passado para mim foi terrível. Caia-me imenso cabelo mesmo. O que vale é que nunca dei por falta do mesmo ehehe Grin

Women’s Stuff

Daniela Monteiro diz:

Sortuda! Wink