6 medidas de prevenção do cancro da mama

14

Out

Daniela Monteiro

saúde

Outubro é mês rosa, mês de prevenção. A Camila já falou sobre o assunto aqui e eu já fiz um post bastante completo no ano passado, pelo que aqui pretendo apenas relembrar algum dos fatores/comportamentos de risco, num esforço para despertar consciências.

É importante ter um peso saudável. O excesso de peso pode aumentar o risco do aparecimento e reduzir as hipóteses de sobrevivência.

Manter-se ativa. O ideal será 45min a 1h, cinco dias por semana, de forma a fortalecer o sistema imunitário, prevenir a obesidade, e diminuir os níveis de estrogénio e insulina.

Diminuir o álcool. Segundo estudos, dois copos por dias podem aumentar o risco até 21%.

Conhecer o historial familiar. Se tiverem um familiar em primeiro grau que tenha sofrido de cancro da mama, o vosso risco duplica, e se tiverem dois, o risco é cinco vezes maior.

Não esquecer os vegetais. Uma alimentação saudável no geral é sempre importante, mas ainda mais se incluirmos vegetais como brócolos e outros crucíferos que contêm sulforafano, que se suspeita ter uma ação anticarcerígena. Para o máximo benefício, o ideal é comê-los crus ou cozidos a vapor.

Fazer rastreio. Se tiverem menos de 40 anos, façam-no a cada três anos, e depois disso anualmente. Se o historial justificar isso, a mulher deve começar o rastreio mais frequente 10 anos antes da idade com que o familiar foi diagnosticado.

Algumas medidas simples para tentar prevenir esta doença! Não deixem de partilhar com as vossas amigas.

Beijinho, dani

fonte: womenshealthmag.com/health/breast-cancer-prevention

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Daniela diz:

Um post muito importante, e que todas as mulheres deviam ler, é muito bom os blogs fazerem um post sobre este e muitos outros assuntos, para manter sempre o leitor atendo Smile

Muito bom post Smile

http://atmosphere11.blogspot.pt