Granola – Como fazer e como comer

7

Nov

Camila Bento

alimentação, saúde

Não é de hoje que se fala em granola, mas só muito recentemente é que passou a fazer parte da minha alimentação. Depois de provar, é raro o dia em que não como granola e uma das grandes vantagens desta mistura de frutos secos é que é muito fácil de fazer. Além disso, é excelente quando estamos com fome e não sabemos bem o que comer. A granola é saudável e saborosa! Hoje, partilho a receita que a minha mãe tem vindo a fazer e, claro, algumas sugestões de como comer a granola!

granola1

granola2

  • 150 g de frutos secos (pistáchios, castanha do pará, amêndoas, nozes,…)
  • 200 g de aveia em flocos grossos
  • 50 g de sementes (girassol, sésamo, linhaça,…)
  • 50 g de coco seco ralado
  • 150 g de frutas secas (passas, morango cristalizado,…)
  • 1 colher de chá de canela
  • 5 colheres de sopa de mel
  • 5 colheres de sopa de óleo de milho ou coco, avelã…

Eu disse que a preparação era muito simples: Levar todos os ingredientes ao forno, durante cerca de 30 a 40 minutos, exceto as frutas secas, misturando  de vez em quando. Depois de retirar do forno, misturar tudo e adicionar as frutas secas.

Se algum dos ingredientes não vos agradar particularmente, podem sempre substituí-lo por outro que prefiram. A granola é muito versátil nesse aspeto.

granola3

Aproveito este post para vos falar no óleo de coco, um óleo com inúmeras propriedades que começámos a utilizar muito recentemente. O óleo de coco é antioxidante, ajuda a reduzir o colestrol  melhora o sistema imunológico e há estudos que comprovam que tem um poder de emagrecimento. Estes são apenas alguns dos benefícios do óleo de coco, até porque este pode ser utilizado em prol da nossa beleza (o cabelo agradece, por exemplo). Encontrei este óleo no site Myprotein, uma loja online que descobri recentemente e que vende produtos alimentares saudáveis, incluindo suplementos.

Dou por mim, muitas vezes em frente ao computador, a comer a granola como um snack. Além disso, gosto de a misturar com leite ou iogurte ao pequeno-almoço e ao lanche e sinto que além de saber muito bem e saciar a fome, me faz muito bem. Outra excelente opção, é mistura à granola um pouco de fruta, como banana ou pêra.

Parece-vos bem? Também gostam de granola? Smile

Deixe aqui o seu comentário!

Diana diz:

Camila! tenho uma dúvida, nunca fiz, mas quero experimentar. Queria que me dissesses mais ou menos quanto tempo se conserva e como!. Beijinhos

É uma boa opção de pequeno almoço.

Sofia diz:

Não conhecia mas pelo que vi parece-me bem. Talvez exprimente. Smile

Fiquei com curiosidade. Nunca experimentei Smile

Tenho curiosidade mas nunca experimentei. Obrigada pelas dicas.

http://www.prontaevestida.com