O que não sabemos sobre a lavagem do cabelo

8

Nov

Daniela Monteiro

cabelo

Ou, pelo menos, muita boa gente poderá não saber. Lavamos o cabelo três, cinco, até sete vezes por semana, e todas queremos fazê-lo da forma mais correta e eficiente possível, certo? Então vamos lá confirmar se já conhecemos todos os truques!

Em primeiro lugar, é preciso molhar com água morna – muito bem, e cada centímetro! Dá o seu trabalho, mas no fim é mais fácil enxaguar tudo e o cabelo fica mais limpo.

Devemos começar por massajar a nuca, pois é aí que grande parte dos óleos e resíduos se acumula. Sem usar as unhas, há que friccionar bem não só o couro cabeludo mas também toda a zona, parte de trás das orelhas incluída.

Um pouco mais de champô e massajamos o topo da cabeça e a linha de cabelo. Se sentirem o cabelo mesmo muito sujo, podem massajar o comprimento enquanto enxaguam, mas nunca apliquem champô diretamente no comprimento!

Na altura de passar por água, comecem com água morna no topo da cabeça. No entanto, não basta deixar o chuveiro em cima da cabeça durante um minuto – há que levantar secções de cabelo e manobrar o chuveiro conforme, de forma a remover o último resíduo de champô. Para além de deixar o cabelo fresco por mais tempo, previne a caspa Wink

Depois de todo o champô retirado, há que retirar também a água. Podem até dar uma ou duas apertadelas com a toalha e só depois aplicam o condicionador/máscara. Desta forma, irá atuar no cabelo, em vez de ser diluído e desviado pela água.

É só agora é que entra a água fria! A cutícula já não tem resíduos, foi hidratada, e só falta “fechá-la” e deixá-la no seu devido sítio. Para isso, nada melhor que um jato de água fria (que ajuda imenso com o brilho do cabelo).

Se tiverem problemas com aquelas borbulhinhas ou mesmo acne nas costas, experimentem passar a lavar muito bem as costas no fim de lavar o cabelo. Elas também levam com o champô e, ainda pior, o condicionador, e é preciso enxaguá-los!

Por fim, uma dica para a secagem – usem uma toalha de microfibra e/ou uma tshirt. Absorvem mais água, e a tshirt ajuda com o frizz.

E vocês, têm alguma dica em especial que põe em prática sempre que lavam o cabelo? Smile

Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Andreia Silva diz:

Olá Dani Wink
Uma das mais importantes dicas que já vi em vários blogs, é o número de lavagens por semana. O máximo que se deveria lava o cabelo é dia sim, dia não, visto que o couro cabeludo demora cerca de 24 horas a secar totalmente. Ou seja, lavando o cabelo todos os dias, o couro cabeludo nunca seca totalmente, podendo trazer vários problemas Smile

Excelente blog e ótimas dicas… Beijnhos Wink

Mara diz:

Excelentes dicas, algumas já conhecia mas e sempre bom saber mais sobre cabelos. Adoro estes temas.
Beijinhos

meususpiroroubado.blogspot.com

Sandra diz:

Excelente Post e dicas muito úteis! Parabéns! Grin

Joana diz:

Depois de ver o comentário do anónimo e ir verificar o site da Michelle Phan.. Que desilusão.. o post sobre os produtos “transparentes” também foi inspirado no post da Michelle Phan. Realmente tinha achado que o vosso blog tinha progredido muito em termos de conteúdos, está explicado o porquê..

Daniela Monteiro diz:

Olá Joana! Se segues o blog, sabes que eu tenho alguns posts com fonte indicada; por que não o faria em todos os que têm fonte? Aleatoriamente? Este foi totalmente escrito por mim e a ideia veio-me naturalmente. Já a ideia do post sobre maquilhagem sem cor ocorreu-me quando vi um video da Emily Noel a falar dos seus favoritos de maquilhagem sem cor; nesse caso não deixei fonte pois não tirei nada do vídeo, apenas serviu para chamar a minha atenção para a maquilhagem sem cor. Beijinhos

Óptimo post. Não conhecia todos os cuidados… Smile
O pior é parte da água fria, que sempre ouvi ser muito importante, nos dias mais frios! ggrrr Smile

http://omeuladoesquerdo.blogs.sapo.pt

Daniela Monteiro diz:

Faz como eu e curva as costas – mal sinto a água fria Smile

Sofia diz:

Custumo lavar assim o cabelo, tirando a parte de o passar por água fria (sobretudo no inverno). Bjs

anónimo diz:

Podias ao menos fazer referência à Michelle Phan, já que basicamente traduziste o post do blog dela…

Daniela Monteiro diz:

Olá! Se não há referência, é porque o post foi escrito por mim. Caso contrário deixaria fonte no final do post, como sempre faço Wink

Excelente poste!
Já costumo aplicar algumas das dicas,
principalmente porque tenho cabelos longos e há que saber cuidá-los.

Daniela Monteiro diz:

Olá Joana! Olha que o meu é médio e já dá bastante trabalho haha