5 dicas para retomar o exercício

24

Jan

Daniela Monteiro

exercício, plano de treino, saúde

O post de hoje vai em direção a todos aqueles leitores que decidiram (e muito bem!) adotar um estilo de vida mais saudável, o que passa pela prática de exercício frequente. Alterar hábitos nunca é uma tarefa fácil, e para dar uma mãozinha, aqui ficam algumas dicas!

Acessorizar. Uns calções novos, um top giro ou mesmo, se houver orçamento, um par de sapatilhas. É um incentivo superficial, mas não há como negar que vestir aquelas leggings que nos assentam na perfeição dá mais confiança e, portanto, mais vontade de sair de casa!

Comprometer. Seja com uma inscrição no ginásio ou desenvolvendo um plano de treino com um amigo, um compromisso que envolva alguém para além de nós é uma ótima ideia. Quando a determinação fraqueja, é importante haver alguma razão, para além de nós próprios, para continuar; e a ideia de desiludir alguém nunca é agradável, certo? Wink  Se optarem por fazer exercício com um amigo, é boa ideia fazê-lo com alguém que tenha uma condição melhor do que a vossa – dessa forma, poderá incentivar-vos quando as dificuldades aparecerem.

tumblr_nhtku4PJpu1s50k9yo1_500

Avaliação física. Saindo um pouco do domínio do incentivo e seguindo para a prática, uma avaliação física é essencial. Não só para termos noção do ponto em que estamos e o caminho a percorrer até chegar à meta, mas também para saber a intensidade com que podemos começar – de forma segura. Tenham cuidado com as avaliações dos “health clubs”, pois muitas vezes passam uma imagem exacerbada do vosso estado físico, de forma a incentivar a permanência (e quiçá, um ou outro tratamento estético). Acima de tudo, mantenham-se atentos à forma como o vosso corpo reage ao exercício.

Aprender limites. Continuando o ponto anterior, aprendam a ouvir o vosso corpo. É importante distinguir que dor é provocada por uma acumulação de dióxido de carbono ou ácido lático, e qual é indicadora de um problema mais grave. Da mesma forma, se sentem que o treino inicial é demasiado brando/intenso, há que fazer alterações.

Dorido não é bom sinal. Nem deixa de ser. Ou seja, ficar dorido no fim do treino não é necessariamente sinal de que esteja a “funcionar”. Se depois de um par de semanas ainda ficam com dores durante três dias após o exercício, podem perfeitamente fazer alterações. É frequente que, retomando a prática de exercício depois de um longo período de pausa, ou quando se aumenta a dificuldade deste, as dores apareçam, mas estas devem amenizar num intervalo de tempo razoável. Ninguém precisa de passar a vida com músculos doridos para ser saudável, e todos sabemos que isso também não ajuda no que toca a incentivo!

Têm mais algum conselho? Quem é que aproveitou o primeiro mês do ano para voltar ao exercício? Smile

Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Daniela diz:

A Oysho tem sempre coleções bem giras, e seguir no instagram alguns que se referem a inspiração no exercicio vale muto a pena Smile 

beijinhos, Danielle

http://www.toneyourwaves.blogspot.pt

Carla diz:

Olá, eu também ando a adiar a corrida na rua. Tenho de comprar uns ténis novos, adorei os que tens na foto, podes dar mais informações sobre eles e se são adequados à corrida esporádica (que se pretende frequente)?

Daniela Monteiro diz:

Olá Carla! O modelo da foto é da Nike mas se tencionas correr na rua aconselho ASICS. Se te dirigires a qualquer loja de desporto especializada terás alguém com formação no assunto para te auxiliar na melhor escolha de calçado conforme as tuas necessidades e objetivos Smile Beijinho

Concordo plenamente com estes pontos! E até acrescentava experimentar coisas novas, pode ser que determinado exercício nos dê mais gozo que outro Smile  A Adidas está com saldos excelentes Smile

Danny diz:

excelentes dicas! felizmente eu agora ando a portar-me bem e todas as semanas vou ao ginásio Smile

Adorei as dicas, o mais dificil é pô-las em pratica Smile

Sigam se gostarem:
http://mourissima.blogspot.pt/

Diana diz:

Bem, o ponto 1 e 2 por mim já estão! Agora é só os exames terminarem e o novo semestre começar para ser tudo posto em prática!! 

Sofia diz:

Eu já pratico exercício físico regularmente, mas são boas dicas para quem está a começar. Smile Beijinhos