Alimentação em época de exames

11

Jan

Camila Bento

alimentação, saúde, universidade

Conforme prometido, hoje venho falar-vos um pouco acerca da alimentação em época de exames, até porque neste momento estou a passar por ela e acho que nada melhor do que irmos partilhando algumas dicas umas com as outras. Esta altura complicada faz com que sejamos mais sedentárias do que o normal e se não optarmos por uma alimentação equilibrada, isso pode refletir-se tanto em termos de bem estar, como da linha. Quando não estamos em casa e não temos os nossos papás para cozinharem, isso torna-se ainda mais complicado, uma vez que não queremos perder tempo na cozinha… Contudo, temos que contrariar esse desleixo!

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Começo com uma das dicas mais básicas de sempre, mas que me parece muito importante reforçar: não deixem de ter água na mesa onde estão a estudar! Os benefícios da água são do conhecimento de todas nós e quando estamos a estudar, ela ajuda-nos a manter a concentração. Isso é válido também para o dia da prova… Levam a vossa garrafinha convosco. A minha, por exemplo, é super prática de transportar (se vos interessar, foi-me oferecida e podem encontrá-la na Coimbra Concept Store). 
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Uma boa forma de começar o dia é tomando um batido de frutas (este com framboesa, pêra e kiwi) ou um sumo de laranja! São ambos saudáveis e ótimos para dar energia. Dependendo do vosso gosto, podem optar também por cereais, um pouco de pão… Muito importante é não começar o estudo com fome!

Em relação ao almoço e ao jantar, não saltem estas refeições! Não costumo trazer refeições já cozinhadas para Lisboa, exceto a sopa. Se tivesse que a fazer perderia muito tempo e confesso que não passo muitos dias sem ela. Já tendo a sopa cozinhada, opto por fazer algo simples: salada, bife… Em última alternativa, recorro a noodles. Mesmo sabendo que não é a opção mais saudável, quando não há tempo dá imenso jeito e… uma vez não são vezes!exames3

Além da água ao longo do dia vou bebendo chá. Estas são algumas das minhas infusões preferidas. Na verdade, recentemente descobri o chá da Lipton de maracujá e framboesa e estou absolutamente rendida.

O chá é ótimo para nos manter relaxadas e outra boa dica que vos posso dar, não estando diretamente relacionada com a alimentação, é ir ao ginásio após um exame. Quem diz ao ginásio, diz fazer outra coisa que vos dê gosto, mas um pouco de exercício, além de nos ajudar a descomprimir, também contraria o sedentarismo. Na semana passada, fui até ao Fitness Hut fazer uma aula de Body Pump, uma das minhas preferidas, e não imaginam como me soube bem!
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Falando em snacks, e tendo a noção que ao longo do dia as pessoas cometem muitos erros, optei por escolher alguns… Gosto sempre de ter gelatina em casa. Além de gostar do sabor, é algo que não faz mal e sabe sempre muito bem. Evito as bolachas, não só porque não sou a maior fã, mas porque tenho a noção que não faz propriamente bem, por isso, compro estas tortilhas de milho. Sou uma grande fã da Fruut e, por isso, gosto sempre de ter pacotinhos em casa (ou na mala!). Para as mais gulosas, a marca agora tem uma combinação de maçã e chocolate… Muito boas, também! As barras de cereais também são uma boa alternativa… Estas são de chocolate, mas as minhas preferidas são as de caramelo, desta mesma marca. Por fim as gomas, o menos saudável desta seleção, que gosto de ter por perto quando já começo a estar saturada… Obviamente que sem exageros!exames5Por fim, tenham atenção ao café! Não exagerem! Em algumas pessoas, o café contribui realmente para tirar o sono e a sensação de fadiga… mas também aumentar o stress e aquela sensação de ansiedade indesejada!

Por fim, resta-me desejar-vos bom estudo, leitoras! Smile

E vocês, também têm boas dicas para partilhar? 

Deixe aqui o seu comentário!

Ana Freitas diz:

Adorei as dicas, mas dou-te outra uma vez que adoras gelatina! 
Eu agora faço os dois pacotes de gelatina e substituo-o a quantidade de água fria por 6 iogurtes naturais (muita gente faz com gregos, mas eu nunca fiz pois os normais são mais saudáveis e adoro na mesma)! 

ana diz:

adorei as dicas! também  estou em época de exames, infelizmente e é verdade que muitos dos erros que aqui tens são cometidos! 

Vanessa diz:

Eu costumo ter refeições congeladas para aquelas alturas em que o tempo aperta mesmo; se não tiver, faço refeições rápidas que englobem grão (super saudável, é só escorrer da lata), omeletes de claras com qualquer coisa que esteja à mão (queijo, delícias, espinafres), atum, etc etc! Ajuda imenso para quando não se tem paciência!