Refeição pré-corrida

13

Jan

Daniela Monteiro

alimentação, cardio, saúde

Quem diz corrida diz uma aula de spinning, ou qualquer outra atividade que envolva um gasto prolongado de energia. Para conseguir dar o máximo sem comprometer a segurança, é necessário um cuidado redobrado com o que ingerimos antes, e hoje dou-vos algumas dicas nesse sentido!

Mais importante do que o que comemos, é quando. Confesso-me culpada de comer demasiado em cima da hora do exercício, o que pode causar complicações perfeitamente evitáveis. Devemos deixar cerca de 30min de intervalo entre a nossa última refeição e o exercício.

Quando se segue um elevado gasto de energia, é importante incluir hidratos de carbono de rápida absorção – ao contrário do que recomendaria em qualquer outra altura do dia. Por outro lado, a porção de proteína poderá ser reduzida. E, para além de o potássio evitar as cãibras musculares, ajuda também a manter a pressão arterial equilibrada, dois pontos importantes para quem planeia esforçar o sistema cardiovascular. Tendo tudo isto em conta ficam, então, algumas sugestões.

tumblr_n9cesa5wdP1t5iqlno1_1280

Batido de maçã e banana – para quem não gosta de tomar o pequeno almoço, mas quer fazer exercício de manhã. Um iogurte grego, uma maçã, uma banana, dois morangos, leite a gosto e pitada de canela – feito! Se quiserem acompanhar com aveia e mel, para energia extra, também vale.

Manteiga de amendoim em pão tostado, uma laranja e um iogurte líquido – a manteiga de amendoim e o pão dão energia, a laranja é rica em potássio e o iogurte providencia alguma proteína. Quanto a mim, perfeito para aquela corrida ao fim da tarde!

Batata média a murro, esparregado de espinafres, peito de frango grelhado e desfiado – um almoço relativamente leve, sem descuidar o sabor. A batata também contém imenso potássio, assim como os espinafres, para além de dar a energia suficiente, sem deixar aquela sensação de sonolência pós-almoço. Aconselho o peito de frango desfiado só mesmo para acelerar ligeiramente o processo de digestão. Caso planeiem fazer exercício entre o almoço e o lanche da tarde, é uma boa opção.

E vocês, tomam cuidado com o que comem antes de fazer exercício? Ou preferem o que está “à mão”? Wink

Beijinho, dani

imagens: womendailymagazine.tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Batido de maça e banana parece-me bem! Muito bem, aliás!

Daniela Monteiro diz:

Eu sou fã! Wink

vanessa diz:

Quando vou fazer exercício geralmente nunca ingiro líquidos (iogurte, leite) porque fico mal disposta (mesmo que coma meia hora antes), principalmente quando o exercício é cardiovascular. Opto sempre por umas bolachas ricas em fibra, fruta ou algo do género. 
Beijinhoos (:

Daniela Monteiro diz:

Curioso, passa-se o contrário comigo Vanessa Smile Beijinhos!

Confesso que quando comecei a fazer exercício físico não me preocupava muito com o que comia antes mas de há algum tempo para cá tenho tido mais atenção, até porque o meu organismo assim o exigiu.
Vou experimentar o batido de maçã e banana que me parece ser delicioso!
Beijinho
Cris

Daniela Monteiro diz:

Também se passou o mesmo comigo Smile força, depois diz se correu bem! Wink