5 dicas para arrumar a mala de viagem

19

Fev

Camila Bento

Viagens

Na semana passada, fiz um post sobre Como escolher uma mala de viagem” e agora passo para uma temática que considero igualmente importante – fazer a mala. Organizar a mala de viagem é fundamental para que consigamos colocar tudo o que é importante e, claro, temos que acomodar a roupa de forma a chegar ao nosso destino pronta a ser vestida, sem estar com demasiados vincos (o que nem sempre é fácil!)… Assim, decidi selecionar 5 dicas simples, mas que parecem muito úteis, para vos ajudar a arrumar a mala de viagem… Eu vou pô-las em prática na próxima semana, com certeza!

arrumaçãomala 

(A mala da imagem é uma Samsonite. Se visitarem a página da Samsonite Portugal podem ficar a par de todas as novidades da marca, bem como de dicas que vão dando por lá!)

  1.  Comecem por fazer uma lista de tudo o que acham que precisam levar na mala! Esta lista não deve ser feita em cima da hora porque assim é mais provável que se esqueçam de algumas coisas. Tentem começar com alguns dias de antecedência e organizem-na por secções para se tornar mais simples (ex: sapatos, roupa, higiene,…). À medida que vão colocando as coisas dentro da mala, certifiquem-se que colocam um certo à frente da lista.
  2. Na hora de arrumar a roupa, certifiquem-se que usam a seguinte sequência: primeiro coloquem a roupa que não vinca, como as calças de ganga, e só depois a roupa mais “sensível”, como os vestidos e as camisas. Estes últimos devem ser dobrados o mínimo possível. A roupa deve ser arrumada da forma mais plana possível.
  3. Façam-se acompanhar por alguns sacos de plástico ou de tecido, para que neles transportem a roupa interior e os sapatos (separados, claro!). A principal vantagem deste processo é ser mais fácil encontrar esses artigos, e no caso dos sapatos, manter a roupa limpa, evitando que desarrumem toda a mala.
  4. A nível de cosméticos, levem-nos em embalagens pequenas e/ou amostras. Em 1001 lojas encontramos kits de embalagens para viagens, portanto, isso não é um problema.
  5. Ao longo da viagem, mantenham a mala organizada. Dentro da mala, devem ter um saco de plástico para a roupa suja, mas esta deve ser colocada de forma organizada dentro do saco para que não haja desperdício de espaço.

Costumam ter em conta estes pontos na hora de fazer a mala?

Deixe aqui o seu comentário!

Emília Soraia Freitas diz:

Na Primark existem uns sacos de vácuo (uma caixa trás 2 e custam 4€) onde se coloca a roupa mais pesada (casacos, camisolas de lã, toalhas) e depois se aspira o ar com o aspirador, tornando o volume menor e deixando mais espaço Smile

Rute Camacho diz:

Olá Camila (: 
Bastante interessante o post, como sempre…
Gostaria de saber se me podes recomendar alguns sites que tenham amostras grátis por favor (: 
Obrigada, beijinho!

Catarina diz:

Olá Camila, no seguimento deste post gostava de fazer uma sugestão: que tal os essenciais/o que levar para umas férias mas uma edição de inverno? é que todos os posts que vejo são de verão e no inverno a roupa ocupa sempre mais espaço!

Leonor diz:

Em relação a cosméticos, é mesmo levar frascos descartáveis e em vez de comprarmos uma bolsa toda gira usar daqueles sacos transparentes com fechos usados para sandes e afins. E porquê? Porque gastas tudo e basta deitares fora, inclusive o saco, assim tens espaço para trazer lembranças.

Para maquilhagem, é uma boa altura para usar aquele rimel que já está no fim, ou produtos a que não temos grande amor ou que já merecem ser dispensados, nunca levo coisas caras, e tudo o que puder ser deixado para traz para dar espaço ao que compramos lá em bem vindo. 

Se a viagem for a um local com lojas que cá não existem, melhor ainda, é uma óptima oportunidade de abastecer de produtos diferentes ou mais baratos por isso não vale mesmo a pena levar certas coisas.

Leonor diz:

Tenho um truque para a roupa que faço em todas as viagens e que evita vincos e aumenta o espaço na mala:
– Dobro a roupa o mínimo de dobras possíveis (no caso de t-shirts faço a dobra normal como quando estão expostas nas lojas), basta deixá-la como esta mas enrola-la tipo rolinho, a partir do lado mais pequeno.

Isto evita que a roupa ganhe vincos indesejados que irão sempre acontecer quando transportas a mala ou quando colocam pesos em cima da mala. E tens imenso espaço para acomodar outras coisas. 
Outra solução é sobrepor peças com o mesmo corte, por exemplo tshirts, camisolas, vestidos, e depois então dobrar e fazer o tal rolo. Como tem mais tecido as peças não ficam vincadas no lugar das dobras.