Gastar calorias – sem corrida!

14

Abr

Daniela Monteiro

cardio, exercício, saúde

Vou ser sincera e dizer que não percebo como alguém pode não gostar de correr. Para mim pouca coisa é capaz de me acalmar e equilibrar o espírito e o corpo como uma boa corrida! De qualquer forma, é frequente pensarmos que, para perder peso, é preciso fazer dieta e correr, o que não passa de uma ideia obsoleta!

Para perder peso (em gordura) é preciso comer bem e acelerar o processo com exercícios que levem ao consumo dessa gordura indesejada, que nos serve como fonte de energia, qual máquina. No entanto, isso não precisa de passar pela corrida, muito menos se não forem fãs.O segredo para gastar calorias é praticar exercícios que envolvam o máximo de movimento/músculos possível. Nesse sentido, músculos maiores gastarão mais energia – daí a corrida ser tão popular, já que trabalha tanto as pernas e não exige imensa coordenação.

Para as mais aventureiras, as opções são infinitas. O surf é uma ótima opção, bem como o ciclismo, o remo, a escalada

Já quem não é tão amigo do desporto, pode sempre praticá-lo em variantes menos intensas. A natação é um exercício de baixo impacto (a corrida é precisamente o oposto) que beneficia todas as idades. Por envolver todo o corpo, gasta imensas calorias, dependendo do estilo que se escolhe praticar. Façam visitas  mais frequentes à piscina municipal e sentirão a diferença!

Os passeios de bicicleta combinam com uma tarde entre amigos e diversão – enquanto pomos o corpo a trabalhar! Se tiverem parques, campos e ciclovias extensas perto de casa, tirem o maior proveito deles.

Quem não se lembra de saltar à corda quando era criança? E como era divertido! É óbvio que, tal como a corrida, é uma aposta fantástica. Apenas lembrem-se de ter consideração pelo vizinho de baixo Wink

E por fim, para aqueles cuja paixão está mesmo nos exercícios e não tanto no desporto, há algumas variações de movimentos simples que podem fazer toda a diferença, apostando em exercícios mais dinâmicos, que exijam mais movimento e equilíbrio, de forma a envolver mais músculos e subir o ritmo cardíaco. Isto é algo difícil de explicar, mas que depois de percebido é muito fácil de praticar! Por exemplo, digamos que queremos trabalhar os braços. Este seria um exemplo de exercícios mais localizados:

E este, abaixo, um treino muito mais dinâmico, com maior gasto calórico, mas que se foca igualmente nos braços:

Mais tarde faço um post só com exercícios deste género, que, afinal, são os mais divertidos! Concordam? Smile  Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Gostei muito do post, muito interessante Smile             http://belezaepitadarosa.blogspot.pt/

Nádia diz:

Eu cá gosto muito de correr, embora só recentemente tenha descoberto esta paixão! Num entanto como estou inscrita no ginásio e o tempo é apertado tendo a correr lá, ou na montanha ao lado de minha casa nos fins de semana! 

Para além disso saltar à corda é sem duvida um exercício que não dispenso em dias que não tenho como ir treinar fora de casa e tenho a sorte de viver no r/c (assim não perturbo os vizinhos Razz ), o terraço para quem tem, também é uma optima opção, sem se sair de casa! Smile 

Adorei o post e vou ficar à espreita para ver o próximo ^^

Daniela Monteiro diz:

Uma montanha mesmo à beirinha de casa? Mas que sorte Nádia Grin

Adoro fazer videos de workout do youtube, principalmente por tem de tudo. Um dia pernas e no outro braços, simplesmente adoro.

http://mourissima.blogspot.pt

Sofia diz:

Adoro os vídeos do Tone It Up, aquelas duas são mesmo divertidas Smile

Carla diz:

Gostei muito do post! E de facto, para perder peso, não adianta andar a fazer dietas loucas, caso contrário, voltamos a ganhá-lo. O truque é ter um estilo de vida saudável e equilibrado! 

Recentemente, fizemos um post sobre isto! Smile Temos lá imensos posts giros para quem gosta de ter um estilo de vida saudável!

Beijinho, Carla.
http://www.alanaandkyra.com/

Eu só gosto de correr em dias em que o vento me bate na cara (ou em passadeiras com ventoinha). Em dias de calor extremo em que o vento não circula, ficar com suor na cara e com uma sensação “pegajosa” não é para mim. 

Marta Rodrigues, Majestic xx

Daniela Monteiro diz:

Haha como te percebo, Marta! Beijinho

Boas sugestões. Gosto imenso de correr também Smile

Women’s Stuff

Sou fã incondicional de corrida e praticante assídua! Adoro! É tudo o que preciso para acalmar o sistema nervoso e manter-me em forma! Mas penso que o mais importante é a pessoa mexer-se seja qual for o desporto! Wink
Cris

http://www.lima-limao.pt

Alda diz:

Eu odeio correr porque cheia de dores de costas e nos joelhos Frown Alias, o meu fisiatra sempre me disse para evitar a corrida, que me fazia mais mal que bem e estava certo…mas adoro “caminhar a galope”…assim em vez de correr meia hora ando hora ou hora e meia a passo rapido Smile

Jéssica Reis diz:

Olá Dani!
Aqui está uma questão que eu não consigo concordar.
Gosto de correr mas entendo quem não gosta de o fazer. E, no entanto, apesar de gostar de correr, não é algo que faça diariamente. Existem tantos outros desportos que podem/devem ser praticados! Explicitando o meu caso, comecei a praticar boxe e encontrei um desporto que exige mais de mim, me faz melhor e no qual me sinto muito mais motivada. 

Daniela Monteiro diz:

Olá Jéssica! Falei sobre gostar, e não poder, e este post foi precisamente sobre apresentar outras opções, inclusivé, de menor impacto.

Ótimas sugestões. Eu não era fã de correr mas nos últimos meses aderi à corrida e estou a começar a gostar bastante.

Passatempo Dia da Mãe a decorrer em http://www.prontaevestida.com