A época de exames mais relaxada

22

Jun

Daniela Monteiro

escola, universidade

Como estão a correr os exames dos nossos leitores estudantes? Pelo melhor, espero bem! Para além dos posts que já fizemos, decidi seguir a sugestão da Andreia Ribeiro e falar sobre o stress nesta altura. Aqui ficam as dicas que sempre me ajudaram, e que fui aprendendo com as boas e más experiências!

Não há como não começar por exercício e alimentação! Já sentiram que não conseguem ter energia por mais que descansem, ou que o stress já afeta a concentração? Aproveitem o bom tempo para ir caminhar, andar de bicicleta, dar uma corrida – se for na companhia de um amigo, tanto melhor! O exercício em casa também vale, é claro – gostavam de ver os exercícios que tenho feito ultimamente, para inspiração? Smile

Quanto à alimentação, para além do habitual, chamo a atenção para os níveis de glicose. Este calor já provoca sonolência por si só, e portanto há que evitar almoços pesados, acima de tudo, que podem baixar o vosso rendimento à tarde; se tiverem exame depois de almoço, torna-se ainda mais imperativo fazer uma refeição leve. Os lanches frequentes também são super importantes! Apostem em frutos secos, e evitem sumos açucarados.

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E durante o estudo, nada como manter a hidratação. Se forem fãs de cafeína, o chá verde é uma opção mais saudável do que inúmeras chávenas de café. E se não gostam de beber água simples, ficam aqui algumas sugestões.

Façam um esforço no sentido de fazer tempo para os vossos amigos e passatempos. Cortar ambos não leva a maior produtividade, como à primeira vista parecerá, mas sim à baixa de confiança, boa disposição e até motivação. Quanto estiverem juntos, falem dos festivais, do tempo, de música – tudo menos os exames! Aproveitem esse tempo precioso para sacudir o stress e inspirar a energia positiva que os amigos nos transmitem como mais ninguém. Quem diz amigos, fala igualmente de família e companheiro, como é óbvio!

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Passar tempo no exterior é também super importante para o nosso corpo! Dá-nos a noção de que o dia está realmente a passar, e que não estamos parados numa dimensão alternativa que se resume a livros e uma divisão – nunca sentiram isso? Verão que quanto mais tempo aproveitarem ao sol, lá fora, mais qualidade terá o sono, melhor será o vosso humor no geral e, consequentemente, será mais fácil concentrarem-se.

Na véspera do exame, o sono é crucial, principalmente se perderam algumas noites para o estudo. Um cérebro fresco e alerta vale muito mais do que um cansado e cheio de informação desorganizada.

E no dia do exame, nada de estudar matéria nova e muito menos resolver exercícios! Esta é a altura de rever definições e fórmulas importantes, ter a certeza de que temos tudo organizado e preparado – o trabalho, por esta altura, já está feito, e não há realmente tempo para desenvolver muito mais, pois seria necessário tirar dúvidas e, não havendo tempo, apenas servirá para aumentar a ansiedade e reduzir a confiança.

Por fim, o mais importante: confiança e auto estima! O pior que podem fazer é entrar na sala de exame com medo ou uma atitude derrotista.

Claro que estes são os conselhos que tenho a dar de acordo com a minha experiência – e os vossos, quais são? Smile  Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

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Muito obrigada por teres feito o post que sugeri. Fiquei muito contente por ver que tive até direito a uma referência no post xD 

http://www.confissoesdandreia.blogspot.pt

Daniela Monteiro diz:

Foi uma boa sugestão! Wink Beijinhos!

Eu acabei hoje a minha época de exames e fazia exercício físico em casa para relaxar Smile

http://mourissima.blogspot.pt