The wash up

13

Ago

Daniela Monteiro

maquilhagem

Os pincéis fazem maravilhas pela nossa maquilhagem, mas também implicam manutenção, que passa pela lavagem dos mesmos. Compreendo perfeitamente as leitoras que me questionam sobre o assunto, pois eu mesma tinha medo de estragar os meus pincéis ao lavar. Hoje em dia a lavagem é até irrefletida, de tão instalado que está o processo!2Na hora de lavar, adoto técnicas diferentes, conforme:

  • o tamanho do pincel (maior ou mais pequeno);
  • a forma do pincel (achatado ou bojudo);
  • o tipo de cerdas (sintéticas ou naturais);
  • e a função (se usei com líquidos e cremes, ou apenas pós).

3Os pincéis usados com líquidos e cremes, sintéticos ou naturais, são sempre lavados com água e champô – por vezes com dupla lavagem – pois facilitam o desenvolvimento de bactérias nos nossos pincéis, e devem ser lavados frequentemente, de preferência sempre que são usados. Se pensam que precisam de um champô xpto, leiam este post.wu 3Ao ensaboar e enxaguar (muito bem) com água é preciso cuidado para não molhar o cabo, principalmente acima daquela zona metálica/plástica. Se deixar um destes pincéis sujos demasiado tempo (a Daniela pode ser preguiçosa e demorar uma semana…), passo também por álcool etílico no fim da lavagem com champô. Esta lavagem aplica-se especialmente aos pincéis de base e corretor usados em pele acneica.

Para secar, dou uns apertos (sem puxar!) com uma toalha para retirar o excesso de água, endireito as cerdas com a mão e deixo secar na horizontal, com o cabo ligeiramente elevado para que a água não chegue à zona da cola e dissolva a mesma, o que pode levar à perda de cerdas e até deixar o cabo solto. Uma forma fácil de criar uma superfície inclinada para a secagem é enrolar uma toalha e colocar debaixo do cabo, como verão mais à frente.

14Os pincéis usados com pós são normalmente os de sombra, blush, etc., e no meu caso a maioria são de cerdas naturais, pois sinto que esbatem melhor os pós, dando um efeito mais homogéneo e esfumado. No entanto, também uso alguns sintéticos. Estes pincéis são lavados apenas com álcool etílico – sim, mesmo os naturais! Foi a muito medo que usei esta técnica (que ouvi de um maquilhador) pela primeira vez, mas desde então a lavagem tornou-se muito mais rápida.13O etanol (álcool) é um composto orgânico polar e dissolve os pós da maquilhagem, deixa as cerdas limpinhas (até as brancas) e, ao contrário do que pensava, não as seca. Como bónus, por ser mais volátil que a água, o pincel seca mais rápido. Apesar de já saber que o etanol não seca os pincéis, ainda assim gosto de os lavar com champô (cerca de uma vez por mês), mas na verdade não é necessário.

11Pela minha experiência, os pincéis com cerdas naturais têm mais tendência a perder a forma, principalmente os mais bojudos, o que faz todo o sentido, pois a fibra não é tão “rija” como a sintética. Felizmente, é facílimo evitar isso com esta espécie de rede, que recebe o nome de “brush guard” derivado da marca que difundiu o conceito no mercado. No entanto, nunca comprei originais, encomendei no eBay há anos, e ainda hoje as uso! A minha veio num longo tubo, o que é perfeito pois permite-me cortar conforme o tamanho do pincel.

De resto, deixo secar na mesma posição em que todos os pincéis devem secar. Por vezes deixo a rede uns dias mesmo depois de o pincel ter secado, para ajudar a manter a forma.

Ufa, afinal lavar pincéis tem mais que se lhe diga do que eu pensava! Espero que o post não seja maçador e possam tirar boas dicas Smile  Como lavam os vossos pincéis? Beijinho, dani

imagens: autoria própria

Deixe aqui o seu comentário!

M. diz:

Excelentes dicas. obrigada!

Eu sou tão preguiçosa nestes assuntos…qualquer dia corre-me mal e ainda fico com a pele irritada à conta disto! Já me aconteceu um cabo descolar, por isso a questão da água realmente é muito importante! Acho que vou comprar essa redinha Grin

Jiji

Catarina diz:

Óptimas dicas. Confesso que sou um bocadinho preguiçosa no que toca a lavar os pincéis.

http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.pt/

Ana Rita diz:

Olá,
é sempre bom ler estas dicas! Beijinho
my blog
facebook page

Gostei muito das dicas, apesar de ainda estar a começar a desbravar o mundo que é a maquilhagem! Wink
Cris