5 refeições rápidas e nutritivas

17

Set

Daniela Monteiro

Sem categoria

A marmita voltou a todo o gás, e os portugueses voltaram a ser adeptos da comida caseira no trabalho (e faculdade). Quanto a mim, parece-me ótimo, pois para além de poupar, é uma ótima forma de manter as refeições nutritivas! Porque nem sempre há muito tempo para cozinhar, deixo aqui a sugestão para uma semana, com muito uso do forno (que eu adoro, por não dar trabalho nenhum) e vegetais!

No fim de semana…

O domingo é o nosso melhor amigo para a semana que se segue. Aconselho fazer sopa e congelar (já fria) em porções, como pequenos tupperware, para que durante a semana possam levar para o almoço ou mesmo comer num jantar apressado. De resto, podem aproveitar para pré-preparar algumas das refeições.

Segunda-feira

Bife de peru recheado com molho de tomate e esparguete

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1- Picar meia cebola, um dente de alho, meio pimentão vermelho e um tomate. Num tacho, alourar o alho e cebola com um fundo de azeite e uma folha de louro. Juntar o pimentão, o tomate, sal e pimenta e mexer bem (em lume forte) até o tomate se desfazer. Retirar a folha, adicionar vinho branco (3 colheres de sopa), deixar ferver, triturar o molho e adicionar orégãos e piri-piri (opcional). Reservar.

1- Saltear espinafres numa frigideira com um fio de azeite, alho picado e cebola (alourados). Estender o bife numa travessa, colocar uma camada de espinafres e uma fatia de quejo flamengo por cima, e enrolar. Regar com o molho de tomate, segurar com o palito e levar ao forno cerca de 30min.

2- No mesmo tacho do molho de tomate, fazer ferver água, adicionar sal e esparguete integral (conforme indicações na embalagem). Escorrer a esparguete, adicionar o molho de tomate restante e servir com o bife recheado.

Tempo total: 50min

Dica: saltear os espinafres enquanto o molho apura em lume brando e/ou cortar os vegetais com antecedência

Terça-feira

Sandes de salmão fumado

1- Tostar duas fatias de pão de mistura/integral.

2- Com a varinha mágica, triturar meio abacate (descascado) com 4 col. de sopa de grão de bico, 1/2 dente de alho, um fio de azeite, sal e pimenta.

3- Barrar o pão com a mistura, colocar uma ou duas fatias de salmão fumado, tomate cherry cortados a meio e completar a sandes com a última fatia.

Tempo total: 10min

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Quarta-feira

Empadão de atum e couve-flor

1- Cozer uma couve-flor e escorrer. Triturar, adicionando leite conforme necessário. Temperar com sal fino e pimenta.

2- Cortar em cubinhos cebola, pimentão verde e vermelho, cogumelos e tomate (a gosto). Saltear a mistura numa frigideira com um fio de azeite e uma lata de atum ao natural.

3- Numa travessa, colocar uma camada do puré de couve-flor, uma do atum e outra de puré. Bater um ovo, espalhar por cima, e levar ao forno até ficar dourado.

Tempo total: 20min

Dica: preparar o puré com antecedência e/ou cortar os vegetais enquanto a couve coze

 

Quinta-feira

Salada tropical de quinoa

1- Cozer 4 col. de sopa de quinoa conforme indicações da embalagem, temperando com sal e açafrão.

2- Cortar em cubinhos fruta como ananás, manga, abacate e tomate, e juntar camarão cozido.

3- Numa taça, bater muito bem um iogurte grego natural, uma col. de sopa de mostarda, uma col. de sopa de azeite, um punhado de salsa picada e sumo de limão ou vinagre a gosto.

4- No tupperware, juntar a quinoa, fruta e camarão, e regar com o molho de iogurte.

Tempo total: 15min

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Sexta-feira

Salteado chinês com frango grelhado

1- Numa frigideira com um fio de azeite, saltear vegetais (mistura chinesa pré-embalada), com uma pitada de pimenta. Reservar.

2- Temperar um peito de frango com sal grosso, pimenta, pimentão doce, caril e um fio de azeite. Grelhar o frango e cortar em tiras ou pedaços.

3- Adicionar o frango aos vegetais salteados e temperar com molho de soja e vinagre de cidra.

Tempo total: 15min

Aqui ficam as minhas sugestões! Podem sempre alterar ao vosso gosto, claro. Não incluo fotografias pois estas são receitas minhas (exceto a primeira), e não queria induzir-vos em erro com imagens não correspondentes. No entanto, podem confiar que bom aspeto não faltará! Wink Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

 

Deixe aqui o seu comentário!

Sheyla Cordeiro diz:

Olá! Sou brasileira e sempre que posso leio vosso Blog. Sou nutricionista clínica e confesso que gostei do compilado de receitas. Nutritivas, variadas e de fácil preparação. Meus comprimentos!
Abraços do Brasil,

Daniela Monteiro diz:

Olá, muito obrigada! Continue por cá Smile Beijinhos

Excelentes sugestões! 
Muito obrigado. Nós usamos imenso a bela da marmita e falta-nos imaginação a certa altura…

Mariana Amaral diz:

Olá Daniela!
Totalmente Off topic mas com uma questão que há muito te queria pôr!!!!

 Ainda nao estou no mood maquilhagem para começar as aulas mas sim naquele de final de verão com um toque de bronzeado. Tenho a pele clara no inverno mas no verão fico moreníssima e agora em final de verão (e em dias em que o sol não tem ajudado) gostava de experimentar o auto-bronzeador, esfoliação e isso tudo!
Vi um post teu de Junho a dizer que não os usavas e que nem aconselhavas o seu uso mas felizmente vi um em Julho e dizias já estares rendida!!!!! yey!
Pela tua experiência quais são o o auto-bronzeador e esfoliante que recomendas ?  

Mariana Amaral diz:

Totalmente Off topic mas com uma questão que há muito te queria pôr!!!!
Olá Daniela!
Ainda nao estou no mood maquilhagem para começar as aulas mas sim naquele de final de verão com um toque de bronzeado. Tenho a pele clara no inverno mas no verão fico moreníssima e agora em final de verão (e em dias em que o sol não tem ajudado) gostava de experimentar o auto-bronzeador, esfoliação e isso tudo!
Vi um post teu de Junho a dizer que não os usavas e que nem aconselhavas o seu uso mas felizmente vi um em Julho e dizias já estares rendida!!!!! yey!
Pela tua experiência quais são o o auto-bronzeador e esfoliante que recomendas ? 
Beijinhos!