Material escolar para a faculdade

22

Set

Daniela Monteiro

universidade

Uma das maiores dúvidas que o primeiro ano de faculdade levanta é o material. Se antes tínhamos uma fórmula de encomendar a lista de livros pré-formatada, um caderno para cada disciplina (quadriculado para Matemática e quiçá Físico-Química), canetas de cor e mais algumas bugigangas, agora não temos bem noção do que precisamos. É perfeitamente normal, não devem sentir-se desorganizados nem envergonhados por isso! Recentemente renovei o stock de material aqui por casa, e achei por bem mostrar-vos aquilo que uso, para ficarem com uma ideia.

a

Gosto de ter uma capa de arquivo grande para cada semestre, de cores diferentes, para ser mais rápido diferenciar. Lá guardo todos os apontamentos teóricos, laboratoriais, fotocópias, etc. de todas as cadeiras do semestre. Para organizar, uso separadores. É um método super simples que funciona às mil maravilhas para mim, até porque posso “montar” os meus apontamentos e mudar a organização sempre que me apetecer, o que não aconteceria com um caderno de folhas fixas.

b

Quem usa capas de argolas precisa de alguns auxiliares. Para arquivar, não dispenso um furador, que faz com que reduza o uso de micas (uma chatice nas capas, pois a maioria das micas acaba por tapar os separadores). Para não espalhar conjuntos de documentos, primeiro agrafo, e só depois furo e arquivo. As folhas não podem faltar, principalmente para tirar apontamentos nas teóricas.

dOs cadernos, envelopes A4 de plástico, as micas e post-it são algumas coisas que me salvam mesmo nos momentos mais caóticos e desorganizados do semestre. Gosto de manter um caderno para apontamentos laboratoriais, e outro para fazer resumos/exercícios. Dessa forma, sei que não perco nenhuma informação importante. Para dividir os cadernos por cadeiras, uso post-it. Os envelopes são uma maneira prática de manter as folhas em bom estado sem o trabalho de furar, quando não temos tempo, bem como para transportar trabalhos e relatórios em formato de papel não encadernados, que nunca devem ser furados nem agrafados, a menos que haja indicações em contrário.eEstes post-it maiores são ótimos para anexar nos resumos pequenos índices, notas mais importantes ou fórmulas a decorar. Tornam as revisões mais eficientes! E deixem-me só apresentar-vos as melhores canetas do mundo! São as PaperMate Ink Joy 1.0M azuis. Simplesmente não uso outras. De resto, só tenho uma caneta preta, verde e vermelha. Nunca usei cores para estudar, aliás, se sublinhar algo é a lápis. Mas conheço imensos colegas que usam marcadores e canetas: é uma questão pessoal.

Por fim, NÃO comprem livros! Esperem até falar com outros estudantes, sondem a existência de sebentas feitas por colegas (que muitas vezes são incrivelmente compactas e bem estruturadas) e, se escolherem usar algum livro, procurem primeiro na vossa biblioteca, na internet, peçam a colegas que já fizeram a cadeira, e só quando nenhuma dessas opções funciona é que devem comprar, caso sintam necessidade.

E vocês, que já passaram o primeiro ano, o que gostam de usar na faculdade? Smile  Beijinho, dani

imagens: autoria própria

Deixe aqui o seu comentário!

Márcia diz:

Eu já estou no 4º e último ano da universidade e lembro-me que quando comecei não fazia a mínima ideia do que precisava de comprar XD Como estou em Direito, acabou por ser simples… Papel, material de escrita e muuuuitos post-it’s (para quem está em Direito e usa códigos/leis os post-it’s são a salvação). 
Eu pessoalmente sou uma pequena criança no corpo de uma jovem adulta e adoro cores e tudo muito organizadinho e bonito. Uso um dossier, divido por separadores (que eu faço com um fundo personalizado e o nome da cadeira e imprimo) e faço a separação com post-it’s porque gosto das micas para por as folhas soltas e elas tapam os separadores. Uso um monte de canetas coloridas, marcadores, e claro as coisas básicas. Para canetas adoro essas da papermate, não uso mais nenhumas porque escrevem super bem!

Penso que para quem está perdido o melhor é levar nos primeiros dias um caderno só ou folhas soltas e depois ver mais ou menos aquilo que vão precisar porque cada curso é diferente e cada um de nós tem métodos de organização diferentes. Eu comecei com um caderno grande e depois percebi que para mim nada bate um dossier que tem lá sempre tudo o que preciso a nível de apontamentos, casos práticos,etc!

Quanto aos livros, para mim é tudo fotocopiado. Sai mais barato e até gosto mais! Acho mais práticos.

Beijinhos