Como escolher o primário ideal

27

Out

Daniela Monteiro

maquilhagem

Quando o nome do post é assim tão direto e claro, é sinal que se aproxima informação. E valiosa! Se ainda têm dúvidas sempre que tentam comprar um primário, este post é para vocês. Depois de o ler, é altura de retornar a busca Wink

Pele oleosa, com brilho, lesões acneicas e vermelhidão. É uma pele característica dos mais jovens, mas não só. Aqui, tenho de aconselhar antes de mais o uso moderado de maquilhagem, pois por melhor que seja a qualidade, usar uma grande quantidade diariamente irá agravar a obstrução dos poros. Se usarem com moderação e retirarem minuciosamente à noite, não haverá problema. E no primário, o que devem procurar?

Para além das indicações “não comedogénico” e “oil-free”, deve ter algum ingrediente que ajude a controlar o acne (ácido salicílico é dos mais comuns, mas não o devem usar se já estiverem em tratamento com ácidos) e/ou um agente absorvente, moléculas que absorvem o excesso de sebo (exemplo: silicato de alumínio e magnésio). Se a vermelhidão se observar em todo o rosto, é de considerar um primário de cor esverdeada, que neutralizará ou, no mínimo, atenuará a coloração vermelha.
tumblr_nwj38bRWkp1uht2qto1_1280

Pele mista, com brilho e zonas secas. A melhor opção é complementar o primário com o creme. Este é o meu tipo de pele, e uso primeiro um hidratante que me dê a hidratação necessária, seguido de um primário matificante nas zonas com mais brilho. Não precisam de escolher um não comedogénico, mas dêem preferência aos oil-free matificantes, com agentes absorventes.

Pele desidratada, baça e fragilizada. Uma pele desidratada não é necessariamente uma pele seca. A primeira precisa de água, a segunda de óleo. Como tal, antes de escolher o primário, há que manter a ingestão de água em dia! Para ajudar, o primário deve ter um agente humectante, que ajuda a reter a água na pele evitando a desidratação, como por exemplo o ácido hialurónico (ou a glicerina, mais comum).

Pele seca, com descamação. Todos o tipos de pele merecem ser bem cuidados, mas esta pele é aquela que, quando não é bem tratada, fica menos favorecida pela maquilhagem. Isto porque todos os produtos irão aderir de uma maneira muito inestética à descamação, acabando por piorar o aspeto. Por isso, devem começar com um creme altamente nutritivo (com elevado teor de lípidos em detrimento dos humectantes) e, mais uma vez, muita água, que ajuda qualquer pele. Traduzindo, queremos um creme cremoso, rico, que provavelmente não é totalmente absorvido, fortalecendo então o filme lipídico da pele, que neste caso está comprometido. No entanto, a descamação pode ser um osso duro de roer, e a maquilhagem pode tornar-se uma missão impossível. Neste caso, os primários indicados para pele seca com silicone são uma ajuda valiosa, já que preenchem o relevo da pele, tornando-a mais lisa. Mas lembrem-se que o primário nunca vai substituir o creme!

Penso que abordei os tipos de pele que mais frequentemente procuram a ajuda de um primário de maquilhagem. Podia falar da pele madura com rugas, mas basta dizer que todas as indicações tanto para a pele seca como a desidratada são válidas nesse caso.

Se restaram dúvidas, não hesitem em perguntar! Farei também um post com algumas sugestões de primários, gostariam de ver? Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Cláudia diz:

Olá Daniela,

Deixo este comentário, como uma forma de valorizar o teu trabalho. Costumo acompanhar o blog, no entanto não muito de comentar, mas desta vez decidi fazê-lo dada a qualidade de informações que estão neste post, de forma simples, sucinta e acessível abordaste muito bem o tema, sem incoerências cientificas e de forma muito fundamentadas.
Não sei se estudas nesta área, ou se foi apenas trabalho de pesquisa, mas que está bom , está!
Penso que será sem dúvida um bom guia para as leitoras Wink

Continuem o bom trabalho no blog,
beijinhos*

Daniela Monteiro diz:

Olá Cláudia! Estou no segundo ano de Ciências Farmacêuticas, o que me ajuda a relacionar mais facilmente alguns destes conceitos, mas no geral é muito interesse e pesquisa sobre o assunto Smile Muito obrigada, é sempre inspirador ver o nosso trabalho reconhecido! Espero que continues por cá Smile  Beijinhos

Marta Rodrigues diz:

Por acaso só uso primários em silicone exactamente porque tenho o grão da pele muito irregular e marcado pelo acne. Como tenho o pele normal, geralmente funciona muito bem.
Adorei as dicas!

Marta Rodrigues, Majestic

a minha é mista, tenho usado uma da mac que até agora é legal. 

Muito obrigada Daniela! Fui das que pedi este tipo de informação e foi muito últil.

Já agora se não for abuso que tal explicar de forma bem simples como posso disfarçar olheiras? Já li em vários sitios, mas tenho de admitir que acho que não resulta muito bem, ou estarei a fazer algo mal. Podes explicar melhor o uso das cores para a correcção dos olhos?

Beijinhos

Daniela Monteiro diz:

Ora, agradeço eu a sugestão, ainda bem que ajudou  Smile
Se o que queres disfarçar é a cor das olheiras, o ideal é usar um corretor amarelo se tiveres olheiras arroxeadas, e um corretor laranja se forem esverdeadas. Isto tem normalmente muito a ver com o subtom de pele da pessoa, se é quente ou frio. Qualquer dúvida, estás sempre à vontade! Beijinhos Smile