9 alimentos a ter sempre em casa

10

Nov

Daniela Monteiro

alimentação, saúde

O nosso quotidiano frenético serve de desculpa para muitas coisas, e uma delas é a má alimentação. Hoje venho falo-vos de 9 alimentos que, se tiverem sempre em vossa casa, vão poupar-vos muitas latas de atum e pizza! Já não há desculpa Wink

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1. Não há coisa mais prática do que cozer ou assar peixe. A preparação é mínima, coze mais rapidamente do que a carne e, com o tempero certo, é igualmente delicioso! O truque é deixar no frigorífico de manhã, para ser mais fácil descongelar.

2. Sendo uma ótima fonte de fibra solúvel e insolúvel, o grão de bico ajuda a controlar os níveis de colesterol e prevenir a obstipação. É também rico em zinco, necessário para o sistema imunitário. Ainda por cima, é super versátil! Podemos facilmente adicioná-lo a qualquer prato, aumentando assim o valor nutricional. Se preferirem, podem sempre fazer hummus, ou mesmo usar outra leguminosa, já que a maioria tem os mesmos benefícios.

3. Incluí os cogumelos mas podem trocar por pimentos, azeitonas, queijo… Enfim, aquilo que mais gostarem de usar para dar um toque especial aos vossos cozinhados! Afinal, ninguém gosta de comer os mesmos pratos todos os dias, certo? Um salteado de cogumelos com o tempero certo faz as minhas delícias. E vocês, que acompanhamento gostam de adicionar às receitas? Smile

4, 5, 6. Não há mesmo desculpa para um frigorífico sem vegetais em casa! Gosto sempre de ter tomate pois, mais uma vez, é super versátil, fica bem em molhos, saladas e mesmo em pratos (quem nunca provou tomate recheado?). Depois, há vegetais que duram mais tempo, como a curgete, abóbora, batata doce, cebola… Esta é a época dos tubérculos, aproveitem! Se não conseguirem gastar legumes frescos, podem sempre fazer sopa e congelar.

7. Outra fonte de proteína prática e versátil é o peito de frango e peru. Grelhado ou estufado, é uma opção perfeitamente saudável e rápida! Não dura certamente mais tempo a preparar do que salgados fritos ou hambúrgueres pré-congelados com misturas de carnes e gorduras.

8 e 9. Se o tema é alimentos versáteis e nutritivos, não podiam faltar alguns “super-alimentos”! Esta designação é no fundo uma questão de marketing, mas de facto estes produtos são especialmente nutritivos e só temos a beneficiar deles. Gosto de usar a quinoa como substituto do arroz, ou então fria em saladas. Já as sementes de chia, adiciono a smoothies ou iogurtes, mas têm muitos outros usos!

Já sabem o que incluir na próxima lista de compras! E para vocês, que alimentos não podem faltar na despensa? Smile Beijinho, dani

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Excelentes escolhas! Sopa congelada também dá imenso jeito quando não se tem nada para cozinhar ou não se tem tempo/vontade para cozinhar Smile

Concordo plenamente com as tuas escolhas!
Estando na faculdade e principalmente na altura dos trabalhos, relatórios e exames infindáveis, é muito fácil descurar da alimentação..
Mas temos de ser mais fortes do que isso Wink

Beijinhos

http://sistersfashionplace.blogspot.pt/

Aveia, iogurtes, queijo, frango, peru, atum e todo o tipo de fruta e legumes! Não vivo sem! Wink
Cris

Ana diz:

falta o atum em azeite! e sim, receitas para todas! Receitas nunca são em demasia Wink

Esses são os elementos base que nunca faltam cá por casa! O problema são os outros menos saudáveis como o chocolate, ehehe

Daniela, ficou em falta algumas sugestões rápidas. Afinal quem não tinha esses produtos em casa, não vai ser por os ter comprado que lhes vai dar utilidade. Já percebi que muitas meninas/os não têm “imaginação” para cozinhar.

Beijinhos
PASSATEMPO a decorrer no pedaço: http://manual-da-moda.blogs.sapo.pt/surpresa-93135