A estratégia do sucesso

6

Nov

Daniela Monteiro

carreira, saúde

Na sociedade atual, cada vez mais se dá importância ao sucesso, e portanto a obrigação de ser produtivo aumenta em igual proporção. Seja por se verem na obrigação ser mais produtivo, ou apenas porque sentem que não têm aproveitado os vossos dias ao máximo, deixo algumas dicas básicas. Básicas, mas essenciais, e que por parecerem tão óbvias são muitas vezes ignoradas. Aqui fica o que, na minha opinião, é a base do sucesso!

Relações de valor, estáveis. De nada vale ter tudo o resto sob controlo, se a nossa vida emocional não está em ordem. Dêem sempre prioridade à família e amigos, para que possam partilhar as vossas conquistas com eles, e celebrar as suas.

Prioridades e limites. A vida tem um sem-fim de experiências a oferecer-nos, e infelizmente os dias não são ilimitados, mas todos podemos fazer tudo o que realmente queremos. Não todos os dias, é certo, mas com organização, responsabilidade e, acima de tudo, muita determinação, podemos fazer tudo o que quisermos, a seu tempo. Quem me conhece sabe que iniciativa e perseverança são duas características marcantes, e até hoje não me arrependi de nada do que fiz, nem do que tentei e não consegui fazer. No entanto, conhecer os nossos limites leva o seu tempo. Convido-vos a refletir: estão a fazer tudo o que idealizam, ao ponto de não terem tempo para o ponto anterior, ou, pelo contrário, perdem demasiado tempo em atividades que não contribuem para o vosso bem estar e deixam outras mais importantes e benéficas para trás? Nenhuma das situações é a ideal, e deve ser corrigida!Processed with VSCOcam with hb1 presetObjetivos. Definidas as prioridades, tendo em conta aquilo que nos faz sentir mais felizes e realizados, é preciso definir objetivos palpáveis de concretização dessas intenções. Sonhar é essencial à criatividade, mas nem só de sonhos se vive, e embora a espontaneidade seja uma chama necessária, é sempre crucial definir objetivos, principalmente a longo prazo. Isto porque nem tudo o que queremos fazer é exequível numa questão de semanas e, se queremos alcançar esse objetivo, há que planear cuidadosamente.

Acordar cedo. Há toda uma magia a envolver uma manhã que começa antes das 9h. O sol ainda está a nascer e temos horas e horas pela frente para aproveitar da melhor maneira possível. Se estiverem a sentir-se assoberbados de trabalho, aconselho-vos a fazer esta pequena mudança nos vossos hábitos: em vez de deitar depois da meia noite e acordar pelas 8h no dia seguinte, passem a jantar e deitar-se mais cedo, e acordem pelas 6h. Estarão muito mais relaxados, descansados, e prontíssimos para enfrentar um novo dia!tumblr_nx6h2hLinU1uulmuho1_1280

Planear. Quanto mais velha, mais valor dou à organização. Os meus dias têm sido super inesperados, com noites fora de casa, encontros, ensaios e outras atividades a acontecerem sem aviso. No entanto, tudo isso pode acontecer sem consequências, pois a base de obrigações e compromissos da minha semana está sempre muito bem definida, tornando-se fácil aproveitar qualquer oportunidade que apareça. Por isso, mantenham sempre um registo daquilo que têm de fazer, seja em papel ou eletrónico, de forma a terem tempo livre para o que aparecer, ou simplesmente para relaxar. Pessoalmente, o calendário e alarmes do telemóvel são os meus melhores amigos!

Proatividade e responsabilidade. Se pensarem em sucesso, não pensam em alguém que adormece de manhã, chega tarde ao trabalho, se esquece das suas obrigações. Não se abre a novas oportunidades, não toma iniciativa de contribuir para causas ou atividades que lhe digam alguma coisa, gosta de passar o trabalho para os outros, não quer assumir cargos de responsabilidade e tem medo de dar a sua opinião honesta ou intervir em qualquer caso mais delicado. Uma pessoa de sucesso, realizada e confiante, faz precisamente o contrário de tudo isso! Devemos agir de acordo com o que queremos ser, e isso é um esforço diário que se pratica até acontecer naturalmente. Acreditem que se sentirão muito melhor!

Praticam ativamente estes conselhos no vosso dia a dia? Têm mais algum a dar? Smile Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Tento cumprir todas, todos os dias, mas é um trabalho em contínuo? 
Bom fim de semana! Wink
Cris