5 primeiros passos da boa dieta

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Jan

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

Com o novo ano, e depois de alguns excessos das festas, a vontade de ter bons hábitos alimentares é redobrada. Não vejo problema nenhum com isso, desde que a vontade se mantenha e se transforme em ação! Para não cometer erros, e caso não tenham possibilidade de consultar um nutricionista ou dietista, aqui ficam os primeiros passos.

1. Limpeza. Retirem todas as bolachas, cereais açucarados, doces e achocolatados que encontrarem.

2. Compras. A incluir na lista de compras? Sementes de chia, quinoa, amêndoas e avelãs, cereais não processados como aveia, peixe fresco, ovos, iogurtes (os gregos são especialmente nutritivos), mel, fruta, legumes (espinafres, cenoura, abóbora, couve, cebola, alho), azeite e especiarias (pimenta, orégãos, louro, salsa e cominhos) não devem faltar.
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3. Receitas. Procurem as mais rápidas e saudáveis, pois sem ideias, de nada valem bons ingredientes. Quem sabe, não desenvolvam mais gosto pela cozinha?

4. Planear. Não sejam demasiado rigorosos, fazendo um plano super restrito do que podem ou não comer, pois estão a aumentar a probabilidade de falharem e, assim, desmotivar. Certifiquem-se de que têm sempre opções saudáveis em casa e, para isso, vale planear as refeições da semana antes de fazer compras e até levar comida de casa para o trabalho.

5. Controlar. Pensam que devem contar calorias? Esqueçam os números. Acreditem que, se focarem a vossa alimentação em alimentos frescos, evitando doces, fritos e enchidos, não precisam. É muito mais importante controlarem as quantidades de gorduras saturadas, açúcar e sal. E, se amanhã quiserem mesmo muito uma fatia de pizza, força! O controlo também passa por isso – desfrutar agora de uma porção pequena, evitando que isso afete o nosso humor ou que leve a um excesso por compensação mais tarde.

Acima de tudo, não queiram mudar drasticamente hábitos que têm há meses ou anos numa semana. O problema não é falhar de vez em quando, mas sim deixar que essas falhas se tornem rotina. Da mesma forma, foquem-se nos resultados a nível de energia, boa disposição e saúde, pois esses são os primeiros que sentirão. A vossa principal motivação pode ser perder peso, mas lembrem-se que com os quilos também se vai embora o risco de diabetes, hipertensão, elevado colesterol e má circulação.

Gostavam de ver mais posts sobre dieta e boa alimentação? Têm alguma dificuldade em concreto quando tentam perder peso? Beijinho, dani

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Esta resolução devia ter lugar todos os dias e não no inicio do ano até porque, sejamos sinceras, no final da primeira semana já quase todos se esqueceram das resoluções do inicio do ano!
Para mim é importante criar e cumprir resoluções diariamente! Só assim fazem sentido! Wink
Estas são boas dicas para quem tantas vezes se esquece do prometeu ao bater das 12 badaladas! Wink
Bom ano!
Beijinho
Cris

anonimo diz:

Estes posts sao muito bons motivamnos. Gostaria de ver mais posts destes e algumas sugestoes de receitas faceis e saudaveis. Obrigada Smile

São boas dicas, especialmente o retirar as coisas más. Quanto à lista de compras, acho que cada um deve adaptar ao que gosta e pode comer, mas esta é uma boa lista de base =)

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