6 gestos para tornar o meu dia mais produtivo

15

Fev

Camila Bento

escola, saúde, universidade

Quando fiz o post sobre o meu pequeno almoço, pediram-me para fazer um post acerca da minha rotina matinal. Como este ano tenho horário da tarde, a minha rotina de varia um pouco e não tenho aquela obrigação de ser super rápida, a fim de sair de casa bem cedo. Honestamente, preferia que assim fosse, pois no ano passado, em que começava as aulas cedo e acabava pela hora de almoço, sentia que os dias eram muito mais compridos. Assim, decidi adaptar um bocadinho o pedido que me foi feito, sugerindo algumas dicas para tornar o dia mais produtivo!

 

1 – Deitar e acordar cedo: Quando acordo tarde, sinto que desperdicei grande parte do meu dia. Assim, acho que é super importante manter uma boa rotina no que toca ao sono. Sou daquelas pessoas que precisa de dormir cerca de 8 horas – com 7h também não fico mal, mas com 9h já costumo ficar com dor de cabeça, a não ser que esteja muito cansada. Desta forma, tento deitar-me relativamente cedo para não me custar levantar com um despertador logo pela manhã.


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2 – Ir ao ginásio: Algumas pessoas não entendem como é que consigo acordar para ir ao ginásio bem cedo (Margarida, estás aí?!), mas a verdade é que fico com energia para todo o dia! Não vou mais vezes logo de manhã porque vou quase sempre com uma amiga que não é uma morning person, por isso, acabamos por ir ao final do dia, o que também é ótimo para desanuviar depois de um longo dia. O desafio para este segundo semestre é tentarmos ao máximo ir diretas da faculdade para o ginásio – creio que os dias mais comprido vão ajudar nessa tarefa!

3 – Estabelecer objetivos: Ao contrário do que possam pensar, esta dica não é exclusiva para o estudo. Gosto muito de fazer listas e a minha secretária costuma ter sempre post-its com objetivos para os meus dias. Quando consigo cumprir tudo aquilo a que me proponho é uma ótima sensação de dever cumprido. Quando isso não acontece, o melhor mesmo é refletir e ver o que é que falhou para não conseguir.

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(Imagem daqui)

4 – Ter uma boa alimentação: Em tempo de aulas gosto muito de cozinhar, já na altura dos exames costumo ficar com pouca fome e ainda com menos paciência para cozinhar. Uma boa alimentação começa logo pela manhã e deve manter-se ao longo de todo o dia. Não sou uma pessoa muito extremista em relação àquilo que como, mas legumes e fruta não podem faltar! Para mim, uma boa alimentação não é feita apenas de regras, visto que também acho importante ter boas refeições (não tão saudáveis) pois sou uma pessoa muito feliz a comer bem, tenho dito!

5 – Estudar fora de casa: Não sei o que acontece convosco, mas distraio-me muito mais facilmente quando estudo em casa. Se tivesse horário da manhã, conseguiria muito mais facilmente ir estudar para uma biblioteca ou sala de estudo da parte da tarde, mas como não posso fazer nada em relação a isso, o ideal é tentar ter alguns momentos de estudo ao longo da semana fora de casa. O meu local preferido para estudar é o CIUL no Picoas Plaza, pois fica perto de casa e é um local agradável para se estudar, visto que tem um bom ambiente e muita luz!

6 – Guardar tempo para coisas que gosto de fazer: Honestamente, não me consigo imaginar apenas a estudar e a não fazer praticamente mais nada. Conheço muitas pessoas assim, tenho inclusive alguns amigos que assim são, mas pessoalmente acho que não conseguiria ter saúde mental se assim fosse. As responsabilidades são fundamentais, contudo para sermos boas pessoas e bons profissionais precisamos de bem mais do que isso. É por isso que é muito importante reservar algum tempo para me dedicar ao blog, para estar com o meu namorado e amigos, passear (só de pensar que poderia estar a estudar em Lisboa e não conhecer 1/3 dos sítios bonitos que já tive oportunidade de conhecer…), ver um filme, entre outras coisas que me dão muito gozo fazer!

Espero que tenham gostado do post… Têm algumas dicas também para partilhar connosco? Smile

Deixe aqui o seu comentário!

Ana diz:

Gostei bastante, muito interessante =)

Beijinho,
Ana

http://divertybyana.blogspot.com/

Clara diz:

Adorei o post…era mesmo disto que estava a precisar. Ando um pouco stressada e acho que vai ajudar-me bastante.
Bjs