A cidade e os transportes

15

Fev

Camila Bento

Dia-a-Dia

email_header_640x205

Apesar de ter a carta de condução desde o ano passado, não levo o carro para Lisboa. Estou a viver no centro da cidade, onde o estacionamento não é fácil. Além disso, o fator transito também não me convence de que valeria a pena ter o carro em Lisboa. A solução passa, então, por utilizar os transportes públicos, exceto em deslocações estação de comboios – casa.

Reconheço constantemente que o preço do passe mensal é bastante acessível, sobretudo se tiver em conta o número de viagens que faço diariamente. Costumo também dizer que os turistas que visitam Lisboa têm imensa sorte, visto que por 1€40 podem ir do aeroporto até aos hotéis – em que cidades é que conseguimos isto, mesmo?

Infelizmente, não tenho só coisas boas para dizer! Não sei se fazem ideia, mas para a minha faculdade não existe metro – existe apenas até ao Rato. Assim, a solução da maioria dos estudantes é andar de autocarro. À porta de casa tenho um direto, o qual me dá imenso jeito! Tira-me do sério, no entanto, o facto de os autocarros nunca cumprirem os horários… Os autocarros nunca chegam às paragens à hora indicada. Como jovem, sei que tenho o privilégio de poder consultar a aplicação Moovit que dá muito jeito… mas e as pessoas de idade?! Quantas vezes não oiço pessoas de idade dizer que estão há uma hora à espera do autocarro. Honestamente, não consigo achar esta situação normal!

Lembro-me de uma colega da faculdade no ano passado me dizer que o autocarro chegava a demorar mais de duas horas a passar no sítio onde morava e que aquele era o único meio de transporte de muitas pessoas. Na altura gostava de lhe poder ter falado do site queixasdostransportes.pt, um site da DECO que nos permite subscrever gratuitamente a Carta dos Direitos dos Passageiros e apresentar queixas quando os nossos direitos são colocados em causa devido a atrasos e falhas nos transportes, falta de segurança e alterações de horários e cancelamentos de linhas.

Quando estou desagradada, mantenho sempre a educação e não apoio as pessoas que não o fazem, por isso, folgo em saber da existência deste site!

*Post escrito em parceria com a DECO

 

Deixe aqui o seu comentário!

Ana diz:

Os transportes é um autêntico pesadelo, principalmente quando precisas de apanhar 3 para chegar ao destino!

Beijinho,
Ana

http://divertybyana.blogspot.pt/

Jacinta Rego diz:

Graças a Deus nunca vivi isso no Porto e precisava do autocarro e o metro quase todos os dias.

Não sabia da existência do site mas realmente dá jeito!