Exercício no frio

2

Fev

Daniela Monteiro

exercício, saúde

Ninguém nega que o frio aperta lá fora, e não conheço alguém capaz de julgar a falta de vontade de fazer exercício fora de casa. É perfeitamente compreensível, e de facto não é para todos! Confesso que a única coisa que faço fora em termos de exercício é mesmo a corrida, que aliás tem um gosto especial no inverno. Para quem também não dispensa o ar livre, mesmo assim tão fresco, ficam algumas dicas para ter, não obstante, uma experiência agradável.

A melhor hora. Se tiverem disponibilidade pelas 14h, é a altura perfeita para sair, pois a temperatura atinge o seu máximo. Por outro lado, as temperaturas mínimas fazem sentir-se pouco antes do nascer do sol.

(Podem clicar para saber detalhes e preços)

Camadas e tecidos. Existem camisolas com tecnologia reguladora, que permite manter a temperatura corporal constante. Não é um investimento substancial, e fazem toda a diferença! A minha “receita” é um soutien de deporto, um top de alças e uma camisola térmica. Hoje em dia estas camisolas já não têm obrigatoriamente um aspeto super desportivo, como é exemplo esta coral, em malha.  Além disso, levo um casaco leve, que ato na cintura depois de aquecer.

Acessórios. Embora o frio no rosto não me incomode muito, nas mãos a conversa é outra. A solução passa por umas luvas adequadas, que previnem inclusive as mãos secas pelo vento frio. Se sentirem necessidade, o gorro também é uma boa opção. E, se têm franja, sabem que uma fita de cabelo pode ser a nossa melhor amiga!

Hidratar. Não cometam o erro de dispensar a água só porque têm menos calor. A transpiração acontece independentemente da temperatura, além de que muitas vezes o ar frio não é sinónimo de húmido e a água é uma mais valia para evitar a secura da boca e lábios. Por outro lado, não saio de casa para correr sem antes passar bálsamo e vaselina – por esta ordem. O bálsamo hidrata e a vaselina atua como uma espécie de isolante, mantendo os lábios hidratados.

Aqui ficam as minhas dicas sobre aquilo que não pode faltar para o exercício ao ar livre (e frio). Claro que um bom par de sapatilhas não pode faltar, mas isso é válido todo o ano Wink Têm mais alguma sugestão? Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!