Por um mundo mais verde…

1

Jun

Camila Bento

decoração, DIY

verde2Acredito piamente que o sítio de onde vimos diz muito sobre nós! Por isso mesmo, a minha ligação à natureza não me espanta nada! Cresci numa quinta e só quando vim estudar para a faculdade é que me mudei para Lisboa. Não há semana em que não pense em como o ar é melhor no Sardoal e sempre que vou a casa, aproveito ao máximo para respirar fundo e sentir a qualidade de vida que temos no campo!

Fazer um esforço para ter uma vida o mais sustentável possível é mais do que o nosso dever, devia ser uma obrigação mesmo! Não sei se sentem isso, mas uma das coisas que mais me assusta é a quantidade de lixo que produzimos… Foi por esse e por mais alguns motivos que fiquei extremamente interessada na campanha da Ikea para promover a sustentabilidade! Com esta campanha, a marca pretende oferecer soluções de poupança de energia e de água, evitar o desperdício de comida, promover a vida saudável, incentivar o cultivo dentro de casa, chamar a atenção para a reciclagem e usar recursos sustentáveis, nomeadamente o algodão.

De entre as propostas que a marca faz, deixo algumas das minhas sugestões neste, bem como ideias de DIY que eu não me importaria nada de colocar em prática!

As minhas sugestões de artigos sustentáveis:

(Podem clicar nos produtos para obter detalhes) 

Hoje em dia, muitas são as pessoas que optam por levar a marmita para o trabalho. Esta é uma forma de poupar dinheiro, mas não só! Ao levarem produtos de casa, sabem exatamente aquilo que preparam e com que ingredientes, conseguindo optar por soluções mais saudáveis. E por falar em saudável, ao longo do dia devemos beber uma quantidade de água satisfatória e o conselho é evitar ao máximo estar a comprar constantemente garrafas de água – felizmente há cada vez mais garrafas giras e práticas de transportar!


verde1
Algo que quero, sem dúvida, ter na minha casa é um espaço para plantar ervas aromáticas. O que não falta, hoje em dia, são soluções que ocupam pouco espaço e que podemos colocar na varanda.

 

 

 

Esta estufa é uma boa ideia para quem pretende cultivar plantas em casa. Além de oferecer boas condições para o crescimento das plantas, ainda tem o plus de ficar bem na decoração da casa. 

A semana “Dias Verdes da Ikea” conta com várias iniciativas, entre as quais o workshop “Horta na minha Casa” com Teresa Chambel (IKEA Braga 1 de junho e IKEA Matosinhos 2 de junho, às 19h00; IKEA Alfragide 4 de junho, às 16h00 e IKEA Loures 5 de junho, às 11h00), dicas de como viver de uma forma mais saudável, com a nutricionista Iara Rodrigues (IKEA Loures 4 de junho, às 16h00; Alfragide 5 de junho, às 11h00), e a chef Mafalda Pinto Leite, do blog ‘Dias com Mafalda’ (Matosinhos 1 de junho, às 19h00 e Braga 2 de junho, às 19h00). Para as crianças haverá ainda um desafio peddy-papper e a oferta do Menu Infantil no Dia da Criança. 

Por fim, a Ikea comemora também com o lançamento da coleção mais amiga do planeta, repleta de produtos feitos em materiais naturais: ANVÄNDBAR.

A verdade é que o futuro está nas mãos de todos nós e com pequenos gestos como estes (que não destroem a carteira de ninguém!) podemos fazer a diferença!

Deixe aqui o seu comentário!