Material Escolar para o novo ano letivo

29

Ago

Camila Bento

escola, regressoàsaulas, universidade

(Podem clicar nos os artigos para vê-los em detalhe)

Como já disse antes, sou uma enorme fã de artigos de papelaria. Adoro comprar coisas novas e acredito que sejam um bom ponto de partida para a nossa motivação. Ao longo dos anos de escola, a lista de material escola vai-se mantendo, mas quando vamos para a faculdade altera-se um pouco. Confesso que à partida não sabia o que é que ia precisar, por isso, pretendo dar-vos também uma ajudinha a esse nível!

A LISTA ATÉ AO SECUNDÁRIO:

  • Mochila/mala e estojo (Se quiserem vejam este post sobre mochilas)
  • Caderno/Dossier (No caso de escolherem dossier, deverão comprar também folhas e separadores. Se optarem por caderno, não se esqueçam que uma capa com elásticos vos pode ser muito útil para guardar folhas!)
  • Material de escrita básico (Lápis de carvão/Lapiseira; Caneta azul ou preta; Borracha, Afia-Lápis)
  • Material para organização dos apontamentos (Canetas de cor; Separadores, Post-Its)
  • Material específico para Matemática (Régua, Esquadro, Transferidor, Compasso, Calculadora)
  • Material específico para as aulas de E.V  e E.T (o melhor será mesmo esperarem pelas indicações dos professores, já que depende do método de ensino dos mesmos)
  • Agenda (na minha opinião, muito importante para marcar os trabalhos de casa)
  • Bloco de notas
  • Fita cola, clips, elásticos
  • Furador, agrafador e tesoura
  • Corretor (pessoalmente não utilizo, mas sei que a maioria das pessoas sim)

Antes de comprar estes itens, aconselho-vos a ver o que têm do ano passado. Muitas vezes, não temos necessidade de comprar porque temos material de anos anteriores que podemos nem ter estreado.

O QUE MUDA NA FACULDADE: 

Acredito que as leitoras que são caloiras não saibam bem o que é que precisam. Na verdade, isso depende do vosso curso, já que existem materiais específicos em alguns deles! Ainda assim, existem alguns artigos que são transversais  a quase todos! Por exemplo, os post-its, separadores, canetas de cor passam a ser ainda mais importantes. Utilizamo-los constantemente para organizar as aulas teóricas. Além deles, uma agenda passa a ser fundamental para organizar os nossos dias – nela marcamos não só os exercícios recomendados, como também as datas das entregas, das frequências e dos exames!

Se me perguntarem se na faculdade é mais prático usar dossier ou cadernos, eu diria, sem dúvida, dossier! Durante quase todos os anos da escola usei cadernos, mas na faculdade acho que os dossiers são mais úteis em termos de organização, visto que temos muito material para ir arquivando. Ainda assim, não posso deixar de salientar que estas coisas dependem muito de pessoa para pessoa!

Muitas pessoas, acabam por deixar um pouco de lado o material de escrita tradicional e optam por levar sempre o computador ou o tablet para as aulas. A maioria dos professores não se opõe ao uso dos mesmos, mas alguns no início das aulas podem dizer que estes estão proibidos nas suas aulas.

Espero que o post vos tenha ajudado! No entanto, se restar mais alguma dúvida, basta perguntarem! Smile

Deixe aqui o seu comentário!