O cuidado de pernas

6

Ago

Daniela Monteiro

beleza, saúde

A subida do calor é sempre pobre notícia para quem já sofre de pernas cansadas no geral, verdade? Infelizmente incluo-me nesse grupo, e tomo sempre algumas medidas que permitem reduzir o desconforto.

O duche de água fria não é o preferido de muitos, mas trás vários benefícios à saúde e um deles é ativar a circulação sanguínea reduzindo o inchaço. No fim do meu duche não dispenso um agradável e refrescante jato de água bem fria nas pernas!

Na praia ou na piscina, a exposição ao calor e sol favorecem a vasodilatação, causando inchaço e sensação de pernas pesadas. Para evitar aquela sensação terrível e tão familiar ao fim do dia, é de evitar a exposição direta e/ou prolongada ao sol, e fazer banhos regulares para ajudar a baixar a temperatura do corpo. O exercício físico também é uma grande ajuda; se estão na praia, um simples passeio na areia fará a diferença.large

A roupa demasiado justa não só tende a ser desconfortável, como também dificulta a circulação sanguínea. Se, como eu, dão destaque às calças de ganga o resto do ano, abusem agora dos tecidos leves e flexíveis, e das saias e vestidos!

Quando os dias de calor são longos e envolvem muito tempo de pé, mesmo com a ingestão de muita água, torna-se difícil evitar as pernas pesadas pela noite. Nessas alturas, e já depois da aliada água fria fazer o seu trabalho, só me vale uma bela massagem. Dos tornozelos até à coxa, em movimentos circulares e ascendentes, massajo com firmeza e a cada segundo a sensação de pernas pesadas diminui.

O gel refrescante é uma boa opção de emergência, trás conforto imediato, mas aconselho a usar como complemento dos restantes cuidados, tanto os que referi aqui, como outros, vulgo o controlo do sal e gordura saturada na alimentação.

Podem clicar sobre os produtos para saber preços e onde encontrar

Além destes cuidados, não deixo a pele de lado. Mantenho sempre todo o corpo bem esfoliado e hidratado, de forma a ter um bronzeado mais uniforme. Para dar cor, e até porque embora goste tento não abusar da exposição solar direta, não hesito em recorrer aos bronzeadores ou mesmo autobronzeadores, para um efeito mais duradouro! Esta semana falei-vos de deles um aqui no blog, já viram?

E vocês, também têm um cuidado especial com as pernas nesta altura? Smile Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Vania diz:

Um post muito útil sim Dani…mas deixa-me fazer uma pequena correcção, “trás” é a parte traseira de alguma coisa “a parte de trás”, “estar na parte de trás do prédio”, por exemplo. Quando nos referimos ao verbo trazer, a forma correcta de escrever é “traz” Smile

Beijinhos

Daniela Monteiro diz:

Olá Vânia! Obrigada, é um erro recorrente da minha parte. Beijinhos Smile