O que fazer na semana antes de começar a universidade

13

Set

Daniela Monteiro

universidade

Parabéns a todos os novos alunos universitários! Espero que os nossos leitores tenham entrado no curso que queriam, e que por lá sejam felizes e bem sucedidos Smile Para vos ajudar um pouco nesta nova fase, trago-vos alguns conselhos para esta semana!

Matriculares-te. A primeira coisa a fazer, e a mais importante! Sim, provavelmente encontrarás filas e não, não deves evitá-las! É nestas filas que possivelmente farás os teus primeiros amigos na faculdade. Podes ir com pais ou amigos, mas não deixes de falar com os colegas que encontrares por lá. E, é claro, consulta online todos os documentos necessários antes de te dirigires lá.

Candidatares-te a bolsa. Se tu ou a tua família têm dificuldades financeiras, sabe que tens apoios. Informa-te sobre como te podes candidatar a uma bolsa de estudos na tua faculdade.

Procurar casa. Para quem vive longe, esta é das primeiras coisas que deve fazer! Todos os anos as zonas universitárias ficam preenchidas por novos estudantes, e por vezes as opções perto da faculdade não são muitas, pelo que vos aconselho a serem céleres. Não deixem de ver bem as casas e perguntar pormenores!tumblr_ocvot5heiv1ucr7ego1_1280

Procurar companheiros de casa. Se a vossa escolha for de facto uma casa, e não a residência universitária, fica muito mais em conta dividir o espaço (e despesas) com alguém. Aconselho-vos a não dividir quartos – mesmo um quarto por pessoa não é suficiente, por vezes haha

Fazer passe. Quer para se movimentarem no centro, quer vivam em casa e precisem de se deslocar para a universidade todos os dias, o passe de transportes públicos é uma ajuda enorme, vão verificar isso rapidamente.

Conhecer as organizações e grupos. Envolvam-se! A faculdade está longe de ser apenas estudo ou mesmo festas. Não faltam organizações, associações e grupos, desde a Associação de Estudantes à música, passando por voluntariado e outros mais específicos da vossa área. Ter atividades fora das aulas é fulcral para aprenderem a gerir o vosso tempo, para vos distinguir dos restantes alunos e até dar-vos alguma experiência profissional.

Processed with VSCO with f1 preset

Começar um mapa. Terão muito tempo para conhecer as redondezas, não tentem fazê-lo na primeira semana pois, sinceramente, é muito mais engraçado partir nessa descoberta já com uma mão cheia de amigos. No entanto, façam uma pequena excursão para verem onde está o café e supermercado mais próximo, se existe uma lavandaria etc., para que estejam prevenidos.

Ir às compras e limpar a casa. Extremamente importante: as compras (desde comida a pasta de dentes) devem ser feitas até sábado, e a casa deve estar limpa no domingo à noite! Se não entendem porquê, a meio da semana já perceberão, certamente haha

Não comprar material. A faculdade é muito diferente do secundário, e aquilo que usaram até agora pode já não funcionar tão bem. A primeira semana envolve muitas apresentações e introduções, pelo que vos aconselho a usar apenas um caderno. Mais tarde poderão continuar ou mudar para dossiers, e comprar o restante material que vos fizer falta.

tumblr_odb2na5tkn1ug18igo1_1280

Conhecer (o máximo de) pessoas. Não tenham medo de meter conversa, serem vocês próprios e conhecer pessoas. Lembrem-se que estão todos em pé de igualdade, ninguém conhece ninguém e os primeiros dias são, precisamente, a altura de falar com toda a gente, antes de se formarem grupinhos e outras situações. Aproveitem!

Relaxar! Não deixem que uma das melhores semanas da vossa vida se estrague com tensão, medos e preocupações. Repito, e sublinho: aproveitem!!

Boa sorte, e bom trabalho! Beijinho, dani

imagens: tumblr.com