No caminho para o melhor semestre

6

Out

Daniela Monteiro

escola, universidade

Os dias de faculdade têm uma magia que é só sua: num momento é o primeiro dia de aulas, no próximo estamos atolados de trabalhos e avaliações para ontem. Para os nossos leitores estudantes, principalmente aqueles que estão na universidade, aqui ficam algumas dicas para que tudo corra da melhor forma!

Apontar num calendário de fácil acesso. Desta maneira podem consultar literalmente a qualquer momento, de forma a ter sempre perfeita noção de onde se situam, quando precisam de preparar algo, bem como saber se podem aceitar determinado convite/atividade.

Distinguir entre prazos, testes e apresentações de forma visível. Para puderem organizar-se ainda melhor, o ideal é ter uma cor ou outro sistema para cada tipo de ocupação. Desta forma, basta um olhar para ver rapidamente como está distribuído o nosso semestre sem perder tempo algum. Além disso, um teste marcado a vermelho é sempre uma boa forma de chamar a atenção!

tumblr_odo5xnadgo1rf4tivo1_1280

Planear em modo super adiantado. Nunca conseguirão estar 100% bem planeados todos os dias – e não há problema. No entanto, para prevenir ao máximo situações desagradáveis de ter muito menos tempo para estudar ou acabar um trabalho ou tarefa para alguma atividade extra curricular do que seria necessário, devemos tentar planear o mais atempadamente possível. Pessoalmente, preciso de planear sempre a semana presente e a próxima.

Ser realista no tempo que cada tarefa ocupa. De que vale planear fazer 1001 coisas numa tarde, se sabemos que não vamos conseguir completar tudo? O objetivo de planear é precisamente saber quanto tempo temos, e se não planearmos de forma realista, o nosso calendário será muito pouco útil e, aliás, pode deixar-nos ainda mais frustrados, algo que queremos precisamente evitar, certo?

Combinar reuniões com a máxima antecedência. É quase impossível conseguir juntar x pessoas num sítio a determinada hora. Por isso, se sabem que precisarão de se reunir, comecem a combinar já, para evitar ter de alterar os vossos planos à última hora.

Trocar datas. Sempre que tiverem avaliações muito próximas, tentem trocar com outros alunos. Há sempre alguém que está na mesma situação que nós, e a quem também convém essa troca.

Ir às aulas teóricas. Se querem poupar tempo e esforço na época de exames, é o melhor que podem fazer! No entanto, é preciso ter algum espírito crítico: se sentem que a explicação teórica de determinado professor não vos ajuda, o vosso tempo poderá ser melhor ocupado noutro sítio.

tumblr_oeh1rwlrr61s65caoo4_r1_1280

Preparar e passar a limpo aulas práticas. Para ter sucesso nas aulas práticas, a chave é estar muito bem preparado, prestar atenção a todos os pormenores e, no fim, passar a limpo e corrigir os vossos apontamentos assim que saem da aula e ainda têm tudo bem presente.

Apontar dicas para a avaliação/execução. Sempre que o professor vos der uma dica de execução, não deixem de apontar! Na hora de se prepararem, será muito mais fácil.

Reservar tempo para relaxar, descansar, e DORMIR. Acima de tudo, não se esqueçam que todos estes cuidados não devem ser uma preocupação, mas sim um hábito! Nada disto deve servir para vos stressar, mas precisamente o contrário: estando bem organizados, é mais fácil fazer tempo para efetivamente fazer pausas e descansar, que no fundo é um dos principais objetivos deste planeamento, certo? Smile

E vocês, têm mais dicas? Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Dás sempre umas óptimas dicas para os estudantes universitários. Muitos parabéns. Felicidades no teu curso Wink

http://flylikeaballerina.blogspot.com.es/2016/10/summer-vacations-2016-algarve.html

Daniela Monteiro diz:

Muito obrigada! Um beijinho

Boas dicas! A organização é sem dúvida uma grande aliada.

Bom dia!