3 dicas para aumentar a produtividade, hoje

15

Mar

Daniela Monteiro

organização

Mesmo a meados da semana, trago-vos um post para recarregar a motivação! Se o vosso poder de organização é bom, por esta altura está tudo a correr mais ou menos conforme planeado; caso contrário, é precisamente a altura em que tudo ameaça começar a acumular-se para a última hora ou, mesmo, ficar para a próxima semana. Trago-vos algumas dicas bem específicas que gosto de usar para me manter produtiva – toda a semana Wink

Multifacetar o mínimo. Por vezes, o tempo é tão apertado, que fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo é muito tentador. Pessoalmente, acredito que somos muito mais produtivos se nos concentrarmos a 100% naquilo que fazemos: além de mais rápido, o resultado será certamente melhor e mais cuidado! Então, uma coisa de cada vez, com foco total.

Reagendar de imediato. Os imprevistos acontecem. Nada podemos fazer para o evitar, e tentar só resulta em frustração. Ao invés, devemos sim adaptar-nos o melhor e mais rapidamente possível, de forma a evitar ainda mais surpresas! Então, se hoje perderem mais 3h do que estava previsto a fazer aquela tarefa, tempo que tinha outro destino, procurem de imediato uma alternativa (realista) no vosso horário. Só desta forma asseguramos que há possibilidade de o fazer depois, sem stress.

Modo de voo. Tão óbvio quanto ignorado: pousar o telemóvel! Por mais que pensemos que não vamos usá-lo, que não faz diferença nenhuma estar em cima da mesa, acabamos por usá-lo mais vezes do que nos apercebemos. Uma boa técnica é colocar o telemóvel em modo de voo antes de começarmos a fazer seja o que for! Desta forma, mesmo quando fazemos uma pausa e vamos verificar se temos mensagem ou dar um saltinho às redes sociais, não nos é permitido fazê-lo. É claro que basta desativar o modo de voo, mas para mim funciona como um lembrete para não usar o telemóvel, e é surpreendentemente eficaz.

E vocês, o que gostam de fazer para evitar a procrastinação e elevar a produtividade? Beijinho, dani

imagem: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!