4 formas de reduzir o lixo em casa

4

Mar

Daniela Monteiro

Ecologia

Sinto que, infelizmente, o grande boom da consciencialização para a ecologia acabou já há alguns anos e, embora algumas pessoas mantenham bons hábitos, o mesmo não acontece para muitos de nós. Além de ajudar o ambiente, os bons hábitos ecológicos acabam por nos ajudar também a nós! Hoje, as dicas são para ajudar a evitar os sacos e sacos de lixo que são transportado para fora de casa todos os dias.

Reutilizável. Tão óbvio, e tão facilmente esquecido! Não custa mesmo nada optar por utensílios de madeira e metal, sacos mais grossos, frascos de vidro, enfim, tudo menos o plástico! A palavra a evitar é mesmo descartável. Guardanapos de pano e sacos reutilizáveis são, sem dúvida, duas pequenas mudanças que fazem uma diferença gigante na quantidade de lixo que geramos.

Embalagens desnecessárias. Em prol do que é mais conveniente e/ou bonito, as embalagens são cada vez mais o foco daquilo que compramos. Em produtos de beleza, então, chega a ser ridícula a quantidade de material gasto numa embalagem excessiva! Optar por comprar os alimentos avulso (e frescos, um bónus) é uma ótima opção, até porque muitas vezes sai mais barato, em vez das versões pré-embaladas.

Recusar o excesso. Uma regra de ouro que, pessoalmente, acho essencial para manter, muito para além da ecologia. Quantas vezes compramos por impulso, sem sequer pensar se vamos realmente utilizar, se nos faz falta, se até podemos conseguir o mesmo efeito com o que já temos? Dou por mim a comprar até coisas idênticas ao que tenho, apenas por irreflexão.

Compostagem. Não tão facilmente aplicado em todas as casas, mas sem dúvida uma ótima opção para o lixo orgânico! Se têm possibilidade, não deixem de o fazer.

Têm alguns destes cuidados, ou outros? Smile  Beijinho, dani

imagens: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!