A calma em época de exames

25

Mai

Daniela Monteiro

escola, universidade

Já escrevemos vários posts no blog para vos ajudar da melhor forma no estudo, como a motivação e as técnicas. Este ano, decidi explorar outro aspeto igualmente importante: a calma! É normal ver os níveis de stress aumentar nesta altura do ano entre estudantes, mas há que fazer os possíveis para o evitar.

Começar cedo. Já sabemos que, além de levar a melhores resultados, uma das maiores vantagens de começar o estudo com antecedência é evitar que a falta de tempo piore a nossa ansiedade.

Fazer curtos e frequentes intervalos. Quando os dias são passados a estudar, é fácil perder a noção das horas. Evitem passar períodos muito grandes sem intervalo, pois além de não ajudar o estudo, também contribui para dores de costas e má postura, e acelera o cansaço.

Ar livre. Entre salas e bibliotecas esgotadas, o ar fica pesado e sufocante! Gosto de aproveitar os intervalos precisamente para sair, respirar um pouco de ar fresco; nem que seja na varanda ou à porta Wink

Pausa antes da cama. Além de dormir o suficiente, é importante dormir bem. Para isso, pessoalmente, tento tirar pelo menos meia hora antes de me deitar para desligar os ecrãs, pegar num livro ou ouvir música. Nem sempre acontece, é verdade, mas noto imensa diferença quando o faço, desde o tempo que demoro a adormecer, à minha disposição na manhã seguinte!

Rotina matinal. O estudo não é grande motivação para nos levantarmos cedo, certo? Tenho sempre uma certa rotina de manhã antes de começar, como um bom pequeno-almoço, exercício e algum tempo para redes sociais e e-mails. Assim, é mais fácil acordar bem-disposto!

Amigos e família. É muito fácil tirar tempo para as relações nesta altura, mas vale bem a pena fazer tempo para elas! Nada nos faz esquecer as preocupações e relaxar como uma boa conversa e gargalhadas.

E vocês, o que fazem para relaxar nesta altura? Smile Beijinho, dani

imagem: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!