Mudanças simples e eficazes na alimentação

15

Mai

Camila Bento

alimentação, saúde

Tinha pensado fazer este post já há algum tempo mas entretanto colocaram-se outros pelo meio e acabei por adiar a publicação. Basicamente, com  base naquilo que tenho colocado em prática, quero falar-vos de como é que vocês podem conseguir ter uma alimentação mais saudável, sem grandes complicações!

Há uns meses coloquei na cabeça que ia tentar ingerir menos alimentos processados. Não com o intuito de ser extremista e cortar em tudo, mas por achar que reduzir em certos alimentos “não custa nada” e faz a diferença, mesmo que achemos que não!

A primeira dica que vos posso dar é: se não tivermos determinados alimentos em casa, não vamos ter vontade os comer! Assim, posso dizer-vos que não voltei a comprar bolachas (embora ainda tenha algumas na dispensa em caso de SOS), compro massas com intervalos de tempo muito maiores (mesmo que goste imenso de massa), não adiciono açúcar refinado em nada (por exemplo, no café cortei e não me custou nada)…

Para mim, a refeição em que é mais fácil alimentar-me bem é ao pequeno almoço! Normalmente, vario entre duas hipóteses: papas de aveia e panquecas saudáveis. Quando estou mesmo sem tempo, recorro ao pão com sementes, que tenho sempre no congelador porque acaba por dar bastante jeito nestas situações

Comecemos por aí, o que é que eu vos aconselho a comprar para ter em casa, de modo a facilitar o vosso pequeno almoço e não só:

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(Podem clicar nos artigos para ver os preços e detalhes nutricionais)

  • Leite de amêndoa
  • Aroma de baunilha
  • Farinha de alfarroba
  • Cacau magro
  • Óleo de coco
  • Manteiga de amendoim/amêndoa/caju
  • Frutos secos
  • Aveia
  • Xarope de ácer
  • Sementes
  • Fruta (morangos, banana, kiwi)
  • Ovos

A receita de panquecas que costumo fazer leva seguinte: 2 ovos, 2 colheres de aveia, 1 colher de farinha de alfarroba, 1 banana, 1/2 colher de chá de fermento. Enquanto a frigideira aquece untada com óleo de coco, trituro todos os ingredientes com uma varinha mágica. Em 5 minutos, tenho as panquecas feitas.

Não sei se estão de acordo, mas para mim é nos snacks ao longo do dia que me parece mais fácil não fazer asneiras. O ideal é termos sempre fruta em casa para poder levar – cortada em caixinhas. Também gosto de ter comigo um saquinho com frutos secos porque é algo que adoro e me sacia a fome!

(Podem clicar nos livros para ver em detalhe)

Há algumas receitas do livro que tenho da Ella que quero colocar em prática, nomeadamente as barrinhas de banana. É algo que podemos fazer ao domingo de forma a termos para toda a semana.

Há mais alguns livros que gostava de ter, pois acho que podem ser uma boa fonte de inspiração.

Se tiverem dicas para partilhar de snacks são muito bem vindas! Smile

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