Os meus erros com o acne

2

Mai

Daniela Monteiro

acne, pele

Sei que muitos dos nossos leitores têm dificuldades com o acne, seja qual for a idade. Atualmente, não já não é o problema que foi para mim, e isso deve-se, além das alterações hormonais que vêm com a idade, com a correção de vários erros. Hoje, compilo todos os meus erros em conselhos!

Eliminar limpezas secantes. O típico gel de limpeza (principalmente de supermercado) para pele oleosa ou acneica é demasiado agressivo! Se no fim da lavagem sentem a pele totalmente seca e a repuxar, não é bom sinal, seja qual for o tipo de pele. O objetivo é remover a sujidade e excesso de sebo, e não secar em demasia.

Diminuir ao mínimo a esfoliação física. O acne inflamatório (borbulhas, espinhas) está associado a cicatrizes, quando as lesões são fisicamente perturbadas, além de que ao abrir a obstrução espalhamos a infeção bacteriana por todo o rosto, o que piora a situação. Por isso, é preferível optar pelos cremes com ácidos esfoliantes, que tratam o acne ao diminuir a inflamação, reduzir o espessamento da pele e regulando a produção de sebo. Os esfoliantes com partículas físicas ficam dispensados para as alturas em que não tiverem este tipo de acne!

Papel absorvente. Sempre me foquei em diminuir a produção de sebo, e esqueci-me do mais óbvio: simplesmente retirar o excesso. Lavar não é a melhor opção, mas os papéis absorventes são uma ajuda enorme para evitar a obstrução dos poros! Podem comprar papelinhos próprios, ou simplesmente separar as folhas do papel higiénico em qualquer casa de banho e usá-las nas zonas mais oleosas para absorver o excesso.

O tratamento certo. Se o creme que usaram não está a funcionar, não voltem a comprar e, se tiverem possibilidade, ofereçam até a uma amiga e experimentem outro! Após cerca de um mês, com a maioria dos cremes, os resultados devem ser visíveis. Aconselho sempre os cremes da Uriage e Bioderma, que foram os que melhor resultaram para mim. O Bioderma Sébium Global, em particular, já é o meu melhor amigo há vários anos. Se não conseguirem mesmo melhorias, consultem um dermatologista!

Creme hidratante não é o inimigo. Muito pelo contrário! A pior fase do meu acne foi sem dúvida quando usava esfoliantes e gel de limpeza agressivos e cremes com ácido salicílico pouco ou nada hidratantes. O creme ou gel hidratante para pele oleosa tem uma fase oleosa reduzido, é rico em agentes humectantes e tem uma textura leve que é absorvida hidratando em profundidade, sem deixar muito resíduo à superfície da pele.

A base não ajuda. Se for vossa opção usar maquilhagem diariamente, certifiquem-se que usam uma base adequada! As bases em pó mineral são uma boa escolha para o dia a dia, e as líquidas as quem têm maior tendência para aumentar o filme lipídico da pele, obstruindo os poros.

Mudar a fronha da almofada. Tão simples e fácil! A almofada passa horas em contacto com a nossa pele e cabelo, e vai acumulando resíduo ao longo das noites. O telemóvel também deve manter-se limpo e desinfetado!

Espero que estes conselhos vos ajudem! Têm mais algum a dar? Beijinho, dani

imagem: tumblr.com

Deixe aqui o seu comentário!

Raquel diz:

Olá Daniela =) Obrigada pelo o teu post! Apesar de já fazer alguns desses passos, continuo a precisar de uma ajuda dermatológica. No entanto, não consigo encontrar um dermatologista que me aconselhe cremes/tratamentos, a não ser para acção imediata. Poderás partilhar conosco, um dermatologista apto para este tipo de problemas de pele?
Obrigada Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá Raquel! Nunca consultei nenhum, pelo que não posso recomendar! Aconselho-te a falar com as tuas amigas e família, ou mesmo pedir recomendação ao teu médico de família. Beijinho Smile

Olha achei os teus conselhos muito úteis, sem dúvida. Algumas das dicas já as aplico, mas outras nem por isso. Concordo em absoluto com todas elas. bJOO Wink

http://flylikeaballerina.blogspot.com.es/2017/04/ss-fashion-trends-17-yellow.html

Gabi diz:

Olá Dani! Este post veio mesmo a calhar, estou com alguns problemas com o acne e realmente cometo alguns dos erros que falaste. Sabes dizer-me se os BB creams são prejudiciais para este tipo de peles?
Obrigada, beijinhos!

Daniela Monteiro diz:

Olá Gabi! Depende sempre dos ingredientes, tal como qualquer creme. Escolhe os não comedogénicos, sem óleo! Beijinho