A minha experiência: Uma semana sem redes sociais

15

Jan

Camila Bento

Sem categoria

Há já alguns meses que tinha vontade de fazer um pequeno detox de redes sociais! Digam-me o que quiserem, e por mais que saiba que as redes sociais são úteis, vivemos uma época em que estas passam facilmente do agradável ao tóxico. Quantas e quantas vezes abrimos uma aplicação só para dar uma vista de olhos e acabamos por ficar muito mais tempo do que deveríamos? Ou quantas vezes abrimos a aplicação já por ser uma mania?

Tenho plena noção que isso é algo que nós podemos controlar, mas também sei que o uso das redes sociais se tem tornado exagerado ao longo do tempo. E será cada vez pior, com pessoas que controlam os likes que recebem, que têm aplicações para ver quem deixa de as seguir e ficam chateadas com isso e até mesmo pessoas que se expõem em demasia… Come on, é realmente isso que importa?

No sábado passado achei que seria uma boa ideia fazer um detox de redes sociais. Apaguei a aplicação do Instagram, Facebook, Messenger no telemóvel, mas mantive o Whatsapp porque achei que esse me faria mesmo falta. Voltei a instalar o Messenger na sexta seguinte e o Instagram no sábado.

Partilhei com algumas pessoas que ia estar uma semana mais desligada e ouvi bastantes: “Eu não conseguiria”. Bom, eu também estava à espera de a meio da semana sentir necessidade de dar uma espreitadela (parece que estamos a falar de algum tipo de vício!!!), mas a verdade é que me soube tão, tão bem que acho que de vez em quando vou repetir a experiência!

Sabem que mais? Foi uma semana em que me senti mais ligada a mim mesma, mais concentrada e em que consegui ler mais… As pessoas que gostam de ler às vezes dizem andam sem tempo para ler, mas a verdade é que se perdermos um bocadinho menos tempo com o telemóvel, conseguimos aproveitá-lo com outras coisas que gostamos de fazer!

Claro está que houve alguns momentos em que senti um bocadinho falta… Por exemplo, na fila do supermercado ou quando andei de metro, pois são momentos em que normalmente tenho tendência a ir ver o que se passa! Porém, não me senti nada à parte do que se passava no mundo, fui lendo os jornais online (normalmente as notícias chegam-me pelo facebook) e a ver o telejornal! De resto… acho que não perdi grande coisa!

E vocês, seria algo que fariam sem problemas? Ou custar-vos-ia estar fora das redes sociais por uns dias?

Deixe aqui o seu comentário!

Volta e meia faço isso durante um fim de semana ou mesmo semanas seguidas e nunca me fez qualquer diferença! Talvez seja por ter crescido numa altura em que não existia internet e os telemóveis eram quase exclusivamente para pessoas de negócios! Wink
Cris

http://www.lima-limao.pt